quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Couve

 


Essa salada é um recurso infalível que todo mundo deve ter na manga. Vai super bem com carnes, principalmente as ricas em gordura, mas também cai bem com churrasco e porco assado.


E você ainda pode trocar o suco de laranja por limão, limão siciliano, lima e tangerina. Inove de acordo com a disponibilidade do ingrediente. E se não tiver fruta, um vinagre de boa qualidade faz as vezes do elemento ácido que vai “cozinhar” a couve.




Você vai precisar de algumas folhas de couve, umas 4 folhas já rende o suficiente para duas pessoas. Retire o talo das folhas de couve (como na foto acima), faça um rolinho com elas e fatie o mais fino que conseguir. Esse é o corte chiffonade. Reserve.




A parte faça o molho da salada. Junte 2 colheres de sopa de suco da laranja,  1 colher de chá de mostarda dijon,  6 colheres de sopa de azeite. A intensão aqui é sempre usar  3 partes de gordura para 1 parte de ácido. É essa proporção que garantirá um molho cremoso e aveludado. Bata bem e reserve.




Pique 1/2 cebola roxa, 1/2 pepino japonês e 1/2 pimenta dedo-de-moça (se quiser menos picância, descarte as sementes). Junte os vegetais picados ao molho. Depois regue a couve garantindo que todas as folhas sejam cobertas por ele. Deixe marinar alguns minutos e sirva. Ela fica super crocante e refrescante.






Créditos:http://semmedida.com/receitas/receita-salada-citrica-de-couve-com-laranja/

Nenhum comentário:
Faça também comentários