sábado, 17 de julho de 2021

Semifreddo de iogurte e mel com pêssegos ao espumante

 


Semifreddo de iogurte e mel com pêssegos ao espumante




O mais importante de tudo? O calor. O calor libera a alma dos alimentos. (no filme Tampopo)



Os pêssegos estão na safra, no mercado se encontram lindas e suculentas frutas que inspiraram essa calda que usei para acompanhar o levíssimo semifreddo de iogurte e mel. Doce indulgência, para comer sem culpa...  


Ingredientes do semifreddo

3 claras

3/4 xícara de açúcar

1 xícara de iogurte grego (usei kefir)

2 colheres de sopa de mel

2 colheres de creme de leite

1 colher de sopa de suco de limão 


Ingredientes da calda 

6 pêssegos grandes

meia garrafa de espumante

2 anises estrelados

2 colheres de açúcar


Modo de fazer

Colocar as claras e o açúcar na tigela da batedeira e levar ao fogo em banho-maria, sem que o fundo da tigela toque na água quente, até dissolver o açúcar e amornar levemente as claras (mais ou menos cinco minutos). Colocar na batedeira e bater até que esfriem e tripliquem de volume.

Em uma tigela pequena, misturar o iogurte com o mel, o creme de leite e o suco de limão. Incorporar o iogurte às claras em neve, 1/3 de cada vez, mexendo delicadamente com uma espátula. Colocar em um forma tipo forma de pão ou em seis forminhas individuais e levar ao congelador por no mínimo 6 horas.

Para a calda, em uma panela, colocar o espumante, o anis e o açúcar e levar o fogo baixo. Lavar os pêssegos, cortar em gomos e adicionar à panela. Deixar cozinhar por 15 minutos. Desligar o fogo e deixar esfriar. Retirar os pêssegos, reservando a calda. Descascar os pêssegos, colocar em uma compoteira e cobrir com a calda. Levar à geladeira. 


Créditos:https://lilicagourmet.blogspot.com/2016/01/semifreddo-de-iogurte-e-mel-com.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários