quinta-feira, 15 de julho de 2021

Receita de Nutella Caseira Light

 


Receita de Nutella Caseira Light


Ingredientes

1 xícara de avelãs

½ xícara de cacau em pó sem açúcar

½ xícara de açúcar demerara ou mascavo (ou 3 colheres de sopa de adoçante sucralose em pó)

1 pitada de sal

2 colheres de sopa de óleo vegetal (ou óleo de côco)

1/2 colher de chá de essência de avelã ou baunilha

1/2 xícara de leite de amendoas ou arroz


Modo de preparo

Coloque as avelãs numa travessa e leve para tostar por 10 minutos no forno convencional (ou por 3 minutos e 40 no micro-ondas). Ainda quentes, coloque as avelãs sobre um pano de prato, coloque um outro pano por cima delas e esfregue para que saia a casca.

Processe as avelãs em um processador ou liquidificador até formar uma pasta Acrescente o chocolate em pó, sal, o óleo, o açúcar e a essência e bata mais um pouco.

Ferva o leite e misture ele aos poucos, ainda fervente, aos outros ingredientes e bata bem.

Teste o açúcar/adoçante, e se achar que precisa, coloque mais um pouco. A quantidade que eu indiquei na receita é reduzida, porque a ideia do sem culpa é justamente reduzir. E meu paladar não é muito doce. Então teste para ver se está ao seu gosto.

Por mais que você bata ou processe, sempre vai sobrar um pouco dos gruminhos da avelã batida. Para quem gosta, pode comer assim, porque fica mais crocante. Mas se você quer um creme mais lisinho, passe o creme por uma peneira grossa e aperte com as costas da colher, até coar tudo.

Coloque em um potinho com tampa e deixe descansar na geladeira por algumas horas e pronto! Delicie-se sem culpa (mas com moderação! Avelãs são calóricas!)


NOTA: A nutella que compramos pronta tem uma cor mais clara e sabor mais leve, porque levam mais açúcar e leite que avelã e cacau na sua composição. Para mim, um creme de avelã tem que ter como ingredientes principais a avelã e o cacau, e não o açúcar. Por isso esta nutella caseira fica com um sabor mais acentuado e cor mais escura.



Créditos:https://www.semculpanenhuma.com/receitas/receita-de-nutella-caseira/

Nenhum comentário:
Faça também comentários