sábado, 17 de julho de 2021

Fome de doce: tortinhas rápidas de carambola

 


Fome de doce: tortinhas rápidas de carambola



Eu quero a estrela da manhã

Onde está a estrela da manhã?

Meus amigos meus inimigos

Procurem a estrela da manhã

Ela desapareceu ia nua

Desapareceu com quem?

Procurem por toda parte

(Manuel Bandeira, Estrela da manhã)





Na feira tem tudo, até algumas lindas estrelas... As carambolas ficam desaparecidas durante boa parte do ano aqui no Rio Grande do Sul, mas nessa época fazem sua estreia, douradas e suculentas. Ao serem cortadas, as fatias ficam com formato de estrela, de onde vem o seu nome em inglês, starfruit. Gosto do perfume e do sabor, que é fresco e doce mas também levemente azedinho. Aqui no blog tem uma receita que adoro, que é um bolo invertido de carambola, no qual as lindas fatias da fruta ficam "exibidas". 

Estas tortinhas surgiram em uma tarde de fim de semana em que bateu aquela 'fome de doce', pra já. Tinha massa folhada, dei uma olhada nas carambolas que enfeitavam a fruteira e achei que o doce azedinho das frutas ia ficar bem como recheio das tortinhas. A massa das tortinhas escondeu o lindo formato das fatias da fruta - não se pode ter tudo :) -, mas as tortinhas ficaram suculentas e deliciosas. Comemos assim sem nada, e estavam muito boas. Mas, se quiser causar, junte uma bola de sorvete ou uma colherada de nata ou chantilly, que vão casar muito bem com as tortinhas servidas ainda quentinhas. 


Ingredientes 

1/2 pacote de massa folhada 

4 carambolas

2 colheres de açúcar 

2 colheres de café ou gema de ovo


Modo de fazer 

Pré-aqueça o forno a 220 graus. 

Lave as carambolas. Eu costumo tirar com uma faca aquela parte fibrosa da ponta dos gomos (correndo a faca ao longo das cinco "pontas da estrela"). Corte as carambolas em fatias. 


Em uma bancada, abra a massa folhada com um rolo, corte em 3 quadrados. Recheie com as fatias de carambola alinhadas em uma das metades do quadrado, polvilhe o açúcar, dobre o quadrado de massa ao meio, pressionando as bordas para fechar bem (usei um garfo). Se quiser, apare a massa com uma faca ou carretilha de corte para obter um formato perfeito. Pincele com café ou gema de ovo e leve ao forno. 

Depois de 5 minutos, baixe o forno a 180 graus e deixe assar até ficarem douradas e crocantes.  


Créditos:https://lilicagourmet.blogspot.com/2017/06/fome-de-doce-tortinhas-rapidas-de.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários