quarta-feira, 14 de julho de 2021

Base pizza crocante "low carb" (paleo; keto; sem couve flor)


 

Base pizza crocante "low carb" (paleo; keto; sem couve flor)





Ás vezes procura-se e procura-se por qualquer coisa e não se encontra; outras vezes encontra-se o que não procuramos e é tão bom. Foi o que me aconteceu com esta receita, que entretanto dei o meu "toque" pessoal.



 Ainda de volta da ementa para o aniversário do meu marido, e porque quero que seja uma festa especial já que 60 anos é uma data especial, procurava uma receita de "crackers" que fosse saudável, fácil de fazer e pudesse fazer na véspera sem que perdessem qualidade. A ideia era servirem para acompanhar o guacamole nas entradas. Pesquisei mais de uma hora na net. Meu Deus, já estava cansada! Em português, em inglês… não encontrava o que queria. Mas encontrei esta fantástica receita, ao que parece até já é bastante conhecida, mas não para mim.







O que me seduziu foi a rapidez de execução. Eu gosto das bases de couve e há aqui no blogue uma receita minha que podem ver carregando 👉aqui, mas demora o imenso tempo a fazer. Por exemplo, é impossível faze-la para o almoço. Esta não, é tão rápida que foi o almoço de hoje cá em casa. Como é crocante, fica lindamente com recheios crus, o que é outra vantagem quando estamos a falar de tempo. Tenho mesmo é que vos dizer isto: é super mega boa!!!! Estou encantada! Que maravilha que fica!



Agora temos um problema. Como já vos tenho dito, eu sou um bocadinho "antiga" e ando sempre de papel e caneta atrás de mim. Quando estou a fazer uma pesquisa e encontro o que quero escrevo logo. Foi o que aconteceu. Agora que vos estou a passar a receita e vos queria dar o nome do blogue onde me inspirei, não encontro!! Sabem quando fazemos umas pesquisas em cima das outras e ás tantas já não sabemos como fomos ali ter? Foi o que aconteceu. Não sei como fui lá ter e não encontro. Peço mil desculpas aos autores, também a vocês seguidores.







Sem mais demoras e porque se faz tarde por aqui, gostava apenas de vos falar de recheios. É apenas uma opinião pessoal, mas acho que esta base de pizza, assim como a de couve flor e até a de batata doce já têm imenso queijo na base. A quantidade de gordura é considerável pelo que eu acho que os melhores recheios são os de unicamente legumes e alguma fonte de proteína magra. Não digo que em dia de festa não se possa comer com um recheio mais tradicional, mas no dia a dia uma coisinha mais leve fica lindamente e sabe tão bem.



Outras receitas de base para pizza, todas saudáveis e "low carb" que podem encontrar aqui no blogue:

👉Base para pizza sem glúten; 3 ingredientes; sem couve flor; pronta em 10 minutos (saudável; "low carb", "low fat";"fit"; paleo)

👉Pizza com base de beringela

👉Pizza com base crocante de farinha de linhaça, recheio de ricota, cogumelos e rúcula (saudável; sem glúten)

https://panelinhadesabores.blogspot.com/2018/06/base-pizza-integral-de-flocos-de-aveia.html

👉Base para pizza de quinoa (sem farinha; sem glúten; saudável; "fit")

👉"Pizza" de cogumelos e espinafres com base de couve flor


Para 1 base de pizza familiar (8 fatias grandes) vão precisar de:

170g de queijo ralado (mozarela de preferência)

6 colheres de sopa de farinha de coco (ver nota* para fazer com farinha de linhaça ou de amêndoa ou aveia)

2 colheres de sopa de queijo creme ou iogurte natural

2 ovos

tempero a gosto e opcional (usei salsa seca, orégãos secos e uma pitadinha de pimentão doce, tudo da Chaparral e massa de alho da Flor das Hortas)



*Para fazer com farinha de aveia usar 1 caneca (250ml no copo medidor) e apenas 1 ovo.

Eu não experimentei, no entanto, a receita original era feita com farinha de amêndoa ou linhaça e pediam 3/4 de caneca (72g para a de amêndoa e 120g para a de linhaça) e colocavam apenas 1 ovo.



Recheio que usei:

150g de ricota 

3 tomates cacho

1 mão cheia de azeitonas verdes

1 colher de sopa de azeite, sal, uma pitada de pimentão doce e 6 folhas de manjericão fresco para temperar



Confeção:

Pus o forno a aquecer a 220ºC.

Numa tigela misturei o queijo ralado com a farinha de coco. Juntei o queijo creme e voltei a misturar. Levei ao microondas 1 minuto. Retirei, misturei e voltou ao microondas mais 30 segundos.

Acrescentei os ovos e os temperos. Misturei bem até formar uma massa.

Coloquei entre 2 folhas de papel vegetal e estiquei com o rolo da massa. Para ser mais fácil dar a forma redonda podem usar uma base de forma de tarte, colocando-a debaixo do papel vegetal.

Levei ao forno 12 minutos. Este tempo é dependente do vosso gosto, se querem mais crocante ou mais mole e pode ir até aos 15 minutos.

Está pronta para os melhores recheios e, caso escolham recheio de ir novamente ao forno não há qualquer problema, apenas aconselho a não deixarem demasiado tempo a base sozinha no forno.







 






Para o meu recheio, espalhei a ricota, depois o tomate cortado em rodelas. Num copinho misturei sal, o manjericão cortado, o sal e o pimentão doce. Com uma colher de café espalhei por cima do tomate. Terminei com rodelas de azeitonas verdes e sementes de chia e sésamo.









Bom apetite|


Créditos:https://panelinhadesabores.blogspot.com/2018/07/base-pizza-crocante-low-carb-paleo-keto.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários