terça-feira, 29 de junho de 2021

TIPOS DE MELÕES

 


TIPOS DE MELÕES



O melão é uma fruta versátil e pode ser consumida in natura, em saladas, sucos e vitaminas. Ele teve origem no Oriente Médio e logo em seguida espalhou-se pela Europa. No Brasil, ele chegou na década de 50 e a partir da década de 70 o cultivo do melão passou a ser forte no Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte e Ceará.


Existem algumas variedades de melão hoje em dia sendo produzidas no Brasil que podem ser brancas, verdes e amarelas, e que são encontradas no mercado.


Hoje trago 6 variedades de melão para mostrar a vocês: o Amarelo, o Cantaloupe, o Orange, o Pele de Sapo, o Matisse (ou Dino) e o Galia.


MELÃO AMARELO



Ele também é conhecido popularmente como melão Rei ou melão Redinha. Possui uma casca com textura levemente rugosa e com coloração amarela forte, a polpa variando de verde-clara, quase branca até creme. Seu formato é arredondado. Essa é a variedade mais comum e mais cultivada no Brasil. Recomenda-se utilizar o melão amarelo em receitas de saladas ou carpaccio de frutas, cortando a fruta em fatias bem fininhas para dar crocância. Também é utilizado em sucos.



MELÃO CANTALOUPE



Esse é um melão muito perfumado, de sabor bem suave, mas marcante. Seu formato é arredondado e sua casca é esverdeada, enrugada e rendada e sua polpa é alaranjada. Essa variedade de melão é bem doce e precisa ser armazenado sempre na geladeira, pois ele estraga mais rápido que os outros tipos de melões. Esse melão é ótimo para o preparo de mousses.



MELÃO ORANGE



Esse também é um melão bem aromático e bastante doce. Tem formato arredondado e casca com coloração que varia do creme ao laranja e lisa. Ele apresenta uma polpa bem alaranjada. O melão Orange pode ser utilizado em receitas de caipirinhas e vai muito bem em saladas.



MELÃO PELE DE SAPO



Esse melão recebe esse nome pois a casca dele é verde clara com manchas verdes escuras e levemente enrugada lembrando a pele de um sapo. Ele é oval ou alongado e sua polpa é branca ou esverdeada. Dentre as variedades de melões, esse é o maior entre eles. Utiliza-se este melão na preparação de drinques e sorbets.



MELÃO MATISSE



Esse melão também é conhecido como melão Dino. A primeira marca comercial foi batizada de Matisse em homenagem ao pintor francês Henri Matisse, porque a casca desse melão parece uma obra de arte. Com o passar do tempo, os compradores diziam que a fruta se parecia com um ovo de dinossauro, o que fez a empresa que comercializa esse melão trocar o nome comercial para Dino.


O melão Matisse possui uma casca amarela bem clarinha, que beira o branco, coberta por pintas de coloração esverdeada. E sua polpa é branca. Esta variedade é tida como uma das mais doces e pode ser utilizado em receitas de saladas, sorbets e carnes defumadas.



MELÃO GALIA



É também um melão bem aromático. Ele é redondo apresentando uma casca amarela quando ele está completamente maduro e rendada. O que o diferencia do melão Cantaloupe é que a sua casca é amarela e a casca do melão Cantaloupe é esverdeada. Além disso, sua polpa tem uma coloração que varia de branco a esverdeado, enquanto a polpa do melão Cantaloupe é alaranjada. O melão Gália vai muito bem no preparo de canapés.



O melão é uma fruta que contém baixas calorias, rico em água, contém vitamina A e flavonoides, podendo ser uma opção saudável para refrescar os dias quentes.



COMO ESCOLHER MELÃO


No mercado podemos encontrar vários tipos de melão. Já fiz um post anteriormente falando sobre os tipos mais comuns que podemos encontrar.


E hoje, trago um post de como escolher essa fruta deliciosa, rica em água e que pode ser consumida in natura ou ainda na forma de sucos e vitaminas, principalmente para refrescar os dias quentes de verão.


Para escolher um bom melão no momento da compra é preciso verificar o estado de sua casca: comece observando a cor.  Se ela estiver muito escura e apresentando manchas pode já é um indício que o melão está passado.


Uma dica legal que eu utilizo é pressionar a casca na parte inferior do melão, do lado oposto à haste. Ao pressionar, se você perceber que ela cedeu um pouco, é sinal de que o melão está no ponto. Se você pressionar e a casca afundar é sinal de que o melão já está passando do ponto. E se a casca estiver muito dura, sinal de que ele ainda está verde.


Uma vez que o melão esteja maduro, o ideal é consumi-lo o mais rápido possível para que ele não comece a fermentar. Depois de cortado, ele deve ser mantido na geladeira. Não deixe de assistir ao vídeo COMO ESCOLHER MELÃO lá no canal Mãozinha na Cozinha no YouTube.

https://www.maozinhanacozinha.com.br/como-escolher-melao/


Créditos:https://www.maozinhanacozinha.com.br/tipos-de-meloes/

Nenhum comentário:
Faça também comentários