terça-feira, 29 de junho de 2021

TIPOS DE COGUMELOS COMESTÍVEIS

 


TIPOS DE COGUMELOS COMESTÍVEIS



O cogumelo é um item que vem se tornando cada vez mais popular na culinária. Existem no mundo mais de 10 mil variedades de cogumelos, mas apesar da variedade ser grande, somente 10% de todos eles são comestíveis. Os outros 90% apresentam alguma característica tóxica que acaba inviabilizando seu consumo.


Os cogumelos considerados comestíveis apresentam sabores que variam entre os bem marcantes até os mais sutis, podendo incrementar muitas receitas. Eles podem ser feitos grelhados, fritos, assados, refogados, passados na manteiga e podem ser combinados com vegetais, carnes, queijo e macarrão.


Com relação às propriedades nutricionais dos cogumelos comestíveis possuem baixos teores de gordura e sódio e são ótimas fontes de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e alguns minerais, como potássio, selênio, cobre e zinco.


Vou mostrar para vocês quais os cogumelos comestíveis mais comuns que encontramos no mercado.


CHAMPIGNON OU COGUMELO PARIS



Essa variedade de cogumelo é disparada a mais conhecida e utilizada no Brasil, principalmente por ser vendido não somente in natura, mas também na sua versão em conserva. Ele lembra muito um pequeno guarda-chuva.


Ele possui um sabor suave e textura muito agradável. Sua cor varia entre o branco e o marrom claro e ele pode ser preparado refogado ou assado e combina muito com vegetais, ervas e queijo.


O cogumelo Paris fica uma delícia em strogonoffs, tanto de carne como de frango, e fica muito saboroso em risotos.



PORTOBELLO



O cogumelo Portobello é a versão mais madura do champignon. O formato é o mesmo, mas em tamanho maior. Apresenta uma tonalidade mais escura, seu sabor é suave, mas sua textura já é um pouco mais dura, chegando a ser mais fibrosa.


Os pratos mais populares que levam essa variedade de cogumelo são os assados ou os grelhados. Ele pode ser acompanhado com queijos fortes para contrapor com o seu sabor suave.



SHIITAKE



O cogumelo Shiitake é uma variedade asiática muito gostosa. Ele pode ser encontrado de duas formas: desidratado ou fresco. A sua coloração é escura e o seu sabor é mais marcante, dando muita personalidade aos pratos, como por exemplo sopas e molhos. Suas hastes são bem firmes e geralmente não são utilizadas. Para os vegetarianos, está aqui uma ótima opção para substituição de carnes.



SHIMEJI



Esse cogumelo comestível é muito utilizado na culinária japonesa. O shimeji tem duas variações popularmente conhecidas como shimeji escuro (ou preto) e o shimeji claro (ou branco). Essa diferença da coloração se deve ao método de cultivo e variação genética. E isso produz resultados culinários diferentes!


Ele é considerado um dos cogumelos mais saborosos e por ser bem macio pode ser preparado de forma bem fácil, basta refogá-lo na manteiga e está pronto para ser consumido.



FUNGHI SECCHI



O funghi secchi é o cogumelo encontrado na forma desidratada. Então, antes de utilizá-lo, você deve hidratá-lo com água quente. Ele é rico em proteínas e aminoácidos. Uma boa pedida para utilização desse tipo de cogumelo é para fazer molho para ser utilizado em carnes e massas.



E aqui vão algumas DICAS…


Quando for refogar os cogumelos, procure cortá-los em pedaços menores para que soltem mais sabor e aroma. E você vai perceber que ao cozinhá-los, eles vão diminuir o seu volume, pois os cogumelos têm muita água em sua composição.


Na hora de comprá-los, é importante ficar atento à data de validade. Os cogumelos duram até uma semana. Na hora de comprar um cogumelo fresco, certifique-se de que eles estejam frescos e sem manchas. E se houver água na bandeja com os cogumelos, é sinal de que eles não estão bons.


Assista ao vídeo TIPOS DE COGUMELOS COMESTÍVEIS lá no canal Mãozinha na Cozinha, no YouTube.


Créditos:https://www.maozinhanacozinha.com.br/tipos-de-cogumelos-comestiveis/

Nenhum comentário:
Faça também comentários