terça-feira, 29 de junho de 2021

TIPOS DE AÇÚCAR UTILIZADOS NO DIA A DIA

 


TIPOS DE AÇÚCAR UTILIZADOS NO DIA A DIA


Nas receitas que eu trago aqui no site, às vezes tem a utilização de açúcar.


Açúcar é um termo genérico para sacarose. Trata-se de um carboidrato simples que é absorvido muito rapidamente pelo organismo. Em termos de estrutura química, a sacarose é composta de uma molécula de frutose e uma de glicose.


Mas vocês conhecem os tipos de açúcar?


O açúcar pode variar de acordo com a origem e com o seu processo de fabricação. A maior parte dos açúcares que são consumidos por nós são produzidos a partir da cana-de-açúcar, mas também há açúcares provenientes de outras fontes, como é o caso do açúcar de coco e também o açúcar que vem da beterraba.


Então vamos saber um pouco mais sobre os açúcares mais utilizados no nosso dia a dia?


Hoje, trago aqui no blog 6 tipos de açúcares: Mascavo, Demerara, Cristal, Refinado, de Confeiteiro e de Coco.


AÇÚCAR MASCAVO



Ele é um açúcar escuro, mais úmido, com um sabor mais acentuado e não dissolve facilmente como os outros açúcares. Ele apresenta essas características porque ele é extraído logo após o processo de cozimento da calda da cana-de-açúcar. E por isso, ele mantém boa parte de seus nutrientes, como ferro, ácido fólico e cálcio. Por ter um gosto muito parecido com o do caldo da cana, às vezes ele não agrada a todos os paladares. Mas ele é ótimo para ser utilizado em tortas, bolos e pães.



AÇÚCAR DEMERARA



Os grãos desse tipo de açúcar têm uma aparência marrom bem clara. Ele é parecido com o açúcar mascavo e é levemente úmido, devido à presença de melaço de cana que envolve o grão desse açúcar. Ele também passa por um processo de purificação e refinamento, mas sem a utilização de aditivos químicos no processo. Ele também mantém os minerais presentes na cana-de-açúcar, e dissolve mais facilmente e tem um sabor mais agradável quando comparado com o açúcar mascavo. Ele é perfeito para ser utilizado em pães e biscoitos.



AÇÚCAR CRISTAL



Ele possui cristais grandes e irregulares, que podem variar desde transparentes até levemente esbranquiçados ou ainda, amarelados. Ele tem essa coloração devido ao processo de obtenção, onde adicionam-se produtos químicos para deixá-lo assim, mais claro! Porém, isso acarreta na diminuição de suas vitaminas e sais minerais.


Como os grãos são fáceis de serem dissolvidos, ele é ótimo para adoçar líquidos. Além disso, é bem utilizado para decorar pães, docinhos, biscoitos e bolos de aniversário e por isso, no mercado, vocês podem encontrá-lo em diversas cores. Essas cores são o resultado da adição de corantes alimentícios durante o seu preparo.



AÇÚCAR REFINADO



Esse açúcar de grão bem fino é o mais comum de ser encontrado e é disparado o açúcar mais utilizado na culinária. Para que ele fique dessa forma, durante o seu processo de fabricação, são adicionados produtos químicos. Consequentemente, o processo de refinamento faz com que o produto perca suas vitaminas e sais minerais.



AÇÚCAR DE CONFEITEIRO



Esse açúcar possui grãos mais finos do que o açúcar refinado, sendo ideal para preparações como chantilly, coberturas e glacês mais homogêneos, além de ser utilizado também para decorar bolos e tortas. E para que ele fique bem fininho, adiciona-se amido durante o processo de fabricação. Isso evita que os grãos que já são super pequenos, voltem a se unir novamente deixando ele bem soltinho.



AÇÚCAR DE COCO



Esse açúcar é obtido a partir do néctar das flores da palmeira de coco, não sendo extraído do coco em si. Ele tem um sabor adocicado que lembra o açúcar mascavo, mas com um leve toque de caramelo. É um alimento que não contém conservantes e nem passa por processos de refinamento, como acontece com os açúcares comuns. Em termos de minerais, ele contém ferro, zinco, potássio e magnésio, além de vitaminas do complexo B. Por ser muito natural, ele é uma ótima opção para substituir os açúcares processados e ser utilizado em várias preparações.


Créditos:https://www.maozinhanacozinha.com.br/tipos-de-acucar-utilizados-no-dia-a-dia/

Nenhum comentário:
Faça também comentários