domingo, 27 de junho de 2021

Pãezinhos fofos

 


Pãezinhos fofos



Ingredientes:

4 e 1/4 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá rasinha de sal refinado

5 colheres de sopa de manteiga sem sal, cortada em pedaços

1 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo

1 e 1/2 colheres de chá de mel

1 e 1/2 xícaras de leite integral, em temperatura ambiente

4 colheres de sopa de manteiga derretida para pincelar os pães


Preparo:

Dica: O pão pode ser preparado na batedeira ou manualmente. Optamos pelo preparo manual.


1. Numa tigela junte a farinha de trigo, o sal, a manteiga em pedaços, o fermento, o mel e o leite. Com as pontas dos dedos misture os ingredientes até que comecem a se unir.


2. Numa superfície limpa e seca, sove a massa até que a manteiga esteja totalmente incorporada e a massa fique lisa e macia (por volta de 10 minutos).


3. Unte uma tigela grande com um pouco de óleo vegetal. Modele a massa em formato de bola e acomode-a na tigela, rolando-a para que ela fique untada em toda a sua superfície.



4. Cubra com um pano de prato limpo e úmido e deixe crescer dentro do forno desligado até que a massa dobre de volume (aproximadamente 1 hora).


Dica da Letícia: “se quiser, também pode deixar a massa crescendo na geladeira durante a noite. De manhã, é só deixá-la um tempo fora da geladeira para que ela chegue à temperatura ambiente.”





5. Unte com óleo uma assadeira retangular de 23 X 33 cm. Coloque o forno para preaquecer em temperatura baixa.


6. Coloque a massa na sua superfície de trabalho. Com uma faca afiada, corte a massa em 24 pedaços iguais. Modele em bolinhas e acomode na assadeira, deixando espaço entre elas para crescer.




7. Cubra com um pano de prato e deixe crescer sobre o fogão até que os pãezinhos comecem a se tocar (aproximadamente 20 minutos).





8. Pincele os pãezinhos com 2 colheres de sopa de manteiga derretida e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que eles fiquem dourados. Retire do forno, pincele com o restante da manteiga derretida e salpique sal fino.




Ficam fofinhos e deliciosos, se servidos mornos com manteiga! Bom apetite.


Créditos:https://www.leiliane.com.br/paes-pizzas-tortas/paezinhos-fofos/

Nenhum comentário:
Faça também comentários