quinta-feira, 10 de junho de 2021

Geleia de maçã caseira

 


Geleia de maçã caseira





Geleia de maçã

(Rende um pote de 180 ml)


3 maçãs médias

2 colheres de sopa de açúcar

1/4 de xícara de água

Suco de 1 limão


Retire as cascas das maçãs, corte em quatro na longitudinal e retire o miolo com os caroços. Corte as maçãs em cubos pequenos e, enquanto isso, vá regando os pedaços com suco de limão. Leve os pedaços de maçã ao fogo médio, junto com a água, o açúcar e o suco de limão que tiver sobrado. Deixe os pedaços de maçã cozinharem até ficarem bem macios, acrescentando mais água, se necessário para não grudar na panela. Retire a panela do fogo e triture as maçãs na própria panela com um mixer ou amasse com um pilão/amassador de batatas (você também pode levar ao liquidificador). Volte a panela para o fogo baixo e deixe apurar, até ficar na consistência desejada.


Armazenando a geleia: coloque um pote de vidro e sua tampa (usei um pote de geleia indistrializada), bem lavados, dentro de uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Depois de começara  ferver, deixe uns 10 minutos. Retire o pote e a tampa de dentro da panela com uma pinça ou outro utensílio - o importante é não meter a mão - e coloque-os de boca para baixo em cima de um papel toalha ou pano de prato limpo, para secar. Coloque a geleia ainda quente dentro do pote já seco e tampe bem. Fechado o pote, a geleia dura muitos dias. Depois de aberto, mantenha na geladeira, dura pelo menos uns 7 dias.


Você também pode substituir o açúcar pela quantidade equivalente de adoçante culinário (aquele que pode ir ao fogo) para obter uma geleia diet. Se você quiser aproveitar as fibras da casca das maçãs e evitar o desperdício, bata a maçã com casca e tudo (sem o miolo) no liquidificador/processador antes de levar ao fogo, fica uma textura mais fibrosa, uma delícia também.


>> Veja AQUI como fazer uma geleia de casca de abacaxi, aproveitando algo que iria para o lixo para incrementar seu café-da manhã ou lanche.

>> Veja AQUI uma receita para usar sua geleia de maçã substituindo a geleia de gengibre em um frango assado delicioso.


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem




O blog Nacozinha tem uma receita de geleia de maracujá (AQUI) que usa a própria casca da fruta para obter a pectina, aproveitando a fruta quase que completamente. Adoramos.


Atualização: Olha o Nacozinha de novo (Gina, rainha da geleia). ESSA postagem mostra como obter pectina caseira de casca de laranja e ainda dá dicas para fazer geleias.


Créditos:http://www.casacoisasesabores.com.br/2012/06/geleia-de-maca-caseira.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários