quinta-feira, 10 de junho de 2021

Comida mexicana: chili com carne / sour cream

 


Comida mexicana: chili com carne / sour cream






Chili com carne

(Rende cerca de 4 porções)


400 g de carne moída

2 colheres de sopa de cebola picada

2 dentes de alho picados

1/2 colher de sopa de pimenta dedo de moça picada

1 colher de sopa de óleo

Sal

1 e 1/2 xícara de polpa de tomate

1 xícara de feijão preto sem o caldo

1 colher de chá de cominho em pó

1 colher de chá de páprica picante

1 colher de sopa de molho de pimenta (usei Tabasco)

1/2 colher de chá de orégano

1/2 xícara de caldo de carne*

Salsinha ou cebolinha picadas



*Usei um caldo caseiro que tinha congelado, mas você pode dissolver um pedaço de caldo em cubo.


Em uma panela grande ao fogo, refoque a cebola no óleo e acrescente depois o alho e a pimenta picada, para dourar de leve. Junte a carne e refogue, mexendo sempre, até ficar cozida e soltinha. Coloque a polpa de tomate e deixe apurar uns 3 min, fogo médio. Coloque todos os outros ingredientes e deixe borbulhar mais uns 10 min, para apurar e o caldo secar um pouco.


Sentiu que é uma hora boa para usar o feijão que você estava guardado - como fiz - e a carne moída que sobrou? Se sua carne moída já estiver cozida, dê uma refogada de leve só para pegar gosto. Você pode usar pimentas mais potentes ou a própria pimenta chili, se achar. Com essas medidas e esses ingredientes o chili com carne não fica muito apimentado, fica bem suave até. Se bem que isso depende muito do gosto de cada um, né?


Acho que nessa receita, mais uma vez, cabia a alcunha "fajuto" no nome, como em várias receitas que eu já coloquei aqui, rs. Meu chili com carne nem sentiu o cheiro da pimenta chili, a ardidinha que dá nome ao prato. Culpa da mania feia que eu tenho de aproveitar o que tenho em casa, dificilmente saio para comprar ingredientes para determinada receita. Fazendo isso, incentivo você a não desistir de um prato porque não tem uma ou outra coisa, a inventar na cozinha, aproveitar o que se tem e evitar o desperdício. Esse negócio de seguir receita direitinho não é para mim e é coisa de família, veja AQUI.


Improvisei os nachos com Rap 10 integral. Cortei cada tortilla em quatro com a tesoura, coloquei os pedaços espalhados em uma assadeira e levei ao forno médio até dourar e ficar crocante.





O sour cream é tão fácil de fazer que nem lhe darei o status de receita. Veja lá: para 1/2 caixa de creme de leite, acrescente 1/2 colher de sopa de suco de limão e uma pitada de sal. Bata a mistura com fouet ou garfo e leve à geladeira por uns 20 min antes de servir. Achei que se usasse o creme de leite em lata, com aquele truque de deixar uns minutos no freezer para retirar o soro, o resultado sairia mais consistente.


Créditos:http://www.casacoisasesabores.com.br/2012/11/comida-mexicana-chili-com-carne-sour.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários