quinta-feira, 10 de junho de 2021

Almoço árabe: mjadra (arroz com lentilha)

 


Almoço árabe: mjadra (arroz com lentilha)






Mjadra (arroz com lentilha)

2 xícaras de arroz lavado e escorrido

1 e 1/2 xícara de lentilha pré-cozida

2 colheres de sopa - cebola bem picada

Azeite

Sal a gosto

1 cebola cortada em tiras


Preparando a lentilha: antes de usar a lentilha, é preciso que esta seja pré-cozida, para que arroz e lentilha cozinhem juntas por igual. Antes de usá-la na receita, leve a lentilha ao fogo até que fique al dente - levemente macia, ainda firme, porém não dura. Faça o teste do "mastiga" para verificar se está no ponto.


Em uma panela, refogue a cebola picada no azeite, até ficar bem dourada - só não pode ficar preta, sinal de que está queimada, mas deve ficar bem escura. Junte o arroz lavado e a lentilha pré-cozida, refogue um pouco. Junte água fervente, até cobrir o arroz e a lentilha em aproximadamente "1 dedo" acima do arroz. Fique de olho no arroz, o cozimento dele será seu parâmetro. Se a água for acabando e o arroz continuar duro, coloque um pouco mais de água. Dica de amiga: dá para colocar mais água, tirar água que está a mais, não. Menos é mais.


Para acompanhar o arroz com lentilha, frite a cebola em tiras no azeite, até ficar bem escura também (não queimada!). Depois de pronta, coloque no papel toalha para retirar o excesso de gordura e deixar a cebola mais sequinha. Coloque a cebola frita por cima do arroz com lentilha, na hora de servir.


Mea culpa: não sei se coloquei azeite demais, mas minha cebola frita não ficou tão sequinha e crocante do jeito que como por aí, mesmo secando no papel toalha. Se alguém souber a dica para deixá-la crocante e puder deixar um comentário, ficarei muito grata!




Créditos:http://www.casacoisasesabores.com.br/2011/07/almoco-arabe-mjadra-arroz-com-lentilha.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários