quarta-feira, 26 de maio de 2021

Tilápia à putanesca

 


Tilápia à putanesca



Ingredientes

1 filé de tilápia

1/2 tomate picado

1 col. de sopa de alcaparras

1/2 cebola picada

1 col. de sobremesa de azeite

1 dente de alho amassado

5 azeitonas em rodelas

sal, orégano e pimenta calabresa a gosto


Modo de preparo:

Tempere o filé de tilápia com sal e pimenta a gosto. Leve para assar numa forma refratária antiaderente em forno médio (200˚C) por aproximadamente 15 minutos ou até que se desmanche com facilidade. Reserve.

Corte o tomate e a cebola em pedaços pequenos e reserve. Aqueça uma panela antiaderente e regue com um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Acrescente o tomate e mexa bem. Deixe cozinhar por alguns minutos até o tomate começar a murchar e soltar seu suco. Continue mexendo e acrescente as alcaparras e as azeitonas. Ferva por alguns minutos até reduzir e engrossar um pouco. Regue por cima do peixe assado e sirva a seguir.


Apesar da mudança na receita original, sinto que mantive a essência do prato já que combinei o molho com um filé de peixe. Uma vantagem de usar a tilápia e não o aliche é uma redução significativa na quantidade de sal ingerida já que estes filezinhos de peixe são extremamente salgados.


Neste caso acabei servindo a tilápia à putanesca com penne integral mas é possível omitir a massa e optar por outros acompanhamentos. Uma boa pedida é couscous marroquino temperado com um pouco de orégano e limão. E se quiser algo ainda mais sofisticado, prove com uma porção de arroz selvagem. Fica absolutamente sensacional.


Créditos:https://terapianacozinha.wordpress.com/2012/04/14/alteracoes-singelas/

Nenhum comentário:
Faça também comentários