sábado, 1 de maio de 2021

Quindim de Ia Iá ...Salve a Bahia de Nosso Senhor!!!!

 


Quindim de Ia Iá ...Salve a Bahia de Nosso Senhor!!!!


Ingredientes:

50 gemas

1 quilo e meio de açúcar

150 gramas de becel azul

500 gramas de coco ralado

1  xícara de água quente.

1 colher de chá de baunilha ( eu não uso)

1 pitada generosa de sal.



Modo de fazer:

Primeiro passo:

Untar generosamente de margarina as forminhas e passar deliciosamente no açúcar de confeiteiro. Isso dará o brilho e o espelho do quindim.

Segundo passo:

Em uma tigela colocar a água quente ,a margarina becel, o coco ralado , o sal e o açúcar. Deixar descansando duas horas.

Em outra tigela ir preparando as gemas. Em uma peneira fina ir passando as gemas sem passar a colher em baixo. Costumo passar de cinco de cada vez. Tomar o cuidado de nunca forçar o passar , pois esse sistema é para retirar a película da gema, que dá o cheiro e gosto característico do ovo.

Depois de passar todas , misturar a primeira etapa. Bater bem e deixar descansar por uma noite na geladeira.

No dia seguinte tornar a misturar muito bem.Esse processo todo é para as gemas ganharem o doce do açúcar e o gosto maravilhoso do coco ralado.

Terceiro passo:

Colocar as forminhas em uma assadeira grande e colocar nesta forma água fervendo até a metade.Colocar em forno previamente aquecido por 15 minutos em 180 graus . Assar em banho maria por 1 hora ou dourarem completamente em cima.

Quarto passo:

O segredo do quindim é desenformar frio, passando uma faca nas laterais e retirar com cuidado para não quebrar. Caso esfrie demais é só passar a forminha no fogo para derreter um pouco o espelho.

Eu particularmente tenho adoração por quindim, e hoje é muito difícil comermos uma iguaria verdadeira desta. 

Rendimento: 100 quindins de festa ou 5 quindins enformados de médio tamanho.

As claras que sobrarem poderão sem congeladas  para fazer bolos de anjo,suflês,omeletes somente de claras, musses e outras coisas que a imaginação mandar. Aconselho congelar  de 5 em 5 assim será muito mais fácil de usar.


Créditos:http://saboresdacozinhasemgluten.blogspot.com/2013/12/quindim-de-ia-ia-salve-bahia-de-nosso.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários