segunda-feira, 3 de maio de 2021

PUDIM DE COCO COM CALDA DE MORANGO- SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

 


RECEITA DE PUDIM DE COCO COM CALDA DE MORANGO- SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE


Ingredientes do Pudim:

01 litro de leite de soja de uso culinário, ou leite de arroz

300 ml de leite de coco

03 copos de coco fresco

06 colheres cheias de amido de milho

01 colher de chá de baunilha

01 xícara de açúcar ( se preferir mais doce, acrescente um  pouco mais de açúcar)


Ingredientes para a Calda de Morango:

01 caixa de morangos  ( separe 10 morangos para decoração. Corte ao meio e reserve)

06 colheres de açúcar ( diminua ou aumente um  pouco esta quantidade dependendo do seu paladar)

1 1/2 xícaras de água

1/2 colher de chá de  fécula de mandioca dissolvida em um  pouco de água ( se quiser pode substituir por amido de milho)


Modo de fazer o Pudim:

Coloque no liquidificador o  leite de soja, ou de  arroz, o leite de coco, o amido de milho, o açúcar e a baunilha. Bata por alguns minutos para incorporar todos os ingredientes.

Em uma panela, coloque a mistura do liquidificador. Leve ao fogo médio mexendo sempre. Quando começar a levantar fervura, mexa por mais alguns minutos. Eu mexi por  cinco minutos. É nesta hora que você vai começar a ver o fundo da panela. Ou se quiser, faça o teste da colher: pegue um pouco da massa do pudim e verta novamente  na panela. Se a massa cair com maior dificuldade, em gomos, ela está no ponto.

Quando a massa estiver no ponto acrescente o coco e mexa mais um  pouco. Desligue o fogo e coloque na forma. Vale ressaltar novamente, que se você for usar forma de metal unte com um  pouco de óleo para evitar que o pudim grude na forma.

Cubra com filme e leve à geladeira por aproximadamente 04 horas, ou até que esteja bem firme.


Modo de Fazer a Calda:

Bata no liquidificador os morangos, o açúcar e a água. Leve esta mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo. Quanto começar a levantar fervura, adicione a fécula de mandioca previamente dissolvida e mexa até formar uma certa viscosidade. Não deixe ficar muito grossa.


Montagem do Pudim:

Desenforme o pudim em um prato que tenha as bordas mais altas, assim a calda não escorre. Depois, coloque a calda por cima. Decore com os morangos cortados ao meio.



Créditos:https://cozinhadepersefones.wordpress.com/2015/08/04/maravilha-sem-gluten-e-sem-lactose-pudim-de-coco-com-calda-de-morango/

Nenhum comentário:
Faça também comentários