quarta-feira, 26 de maio de 2021

Pão Naan Caseiro

 


Pão Naan Caseiro



INGREDIENTES 

2 colheres de chá de fermento seco

1 colheres de chá de açúcar

½ xícara de água morna

2 ½-3 xícaras de farinha de trigo branca, dividida

½ colher de chá de sal

¼ xícara de azeite

⅓ xícara de iogurte natural

1 ovo grande

Molho de manteiga e alho (opcional)


INSTRUÇÕES

Em uma tigela pequena, misture o fermento, o açúcar e a água morna. Mexa para dissolver e deixe descansar por alguns minutos ou até que esteja espumoso por cima. Depois acrescente o azeite, o iogurte e o ovo até incorporar uniformemente.

Em uma tigela média separada, misture 1 xícara de farinha com o sal. Em seguida, despeje a tigela de ingredientes úmidos na mistura de farinha/sal e misture até incorporar bem. Continue adicionando farinha, meia xícara de cada vez, até que você não consiga mais mexer com uma colher (cerca de 1 a 1,5 xícara depois).

Nesse ponto, vire a bola de massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e sove a bola de massa por cerca de 3 minutos, adicionando pequenas quantidades de farinha conforme necessário para evitar que a massa grude. Você acabará usando 2½ a 3 xícaras de farinha no total. A massa deve ser lisa e muito macia, mas não pegajosa. Evite adicionar quantidades excessivas de farinha ao amassar, pois isso pode tornar a massa muito seca e rígida.

Cubra a massa levemente e deixe crescer até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora). Depois de crescer, alise suavemente a massa em um disco e corte-a em 8 pedaços iguais. Molde cada peça em uma pequena bola.

Aqueça uma frigideira grande e pesada em fogo médio.

Trabalhando com uma bola de cada vez, (estenda e role ) até que tenha cerca de ½ cm de espessura ou aproximadamente 15cm de diâmetro.

Coloque a massa enrolada na frigideira quente e cozinhe até que o fundo fique dourado e bolhas grandes se formem na superfície. Vire a massa e cozinhe do outro lado até dourar também. Empilhe o pão naan cozido em um prato e cubra com uma toalha para mantê-lo aquecido enquanto cozinha os pedaços restantes.

Sirva como está ou untado com molho de manteiga, alho e salsinha.

NOTAS

Para ter mais das bolhas no pão naan, não abra a bola de massa antes de colocá-la na frigideira.

Experimentei diferentes temperaturas de frigideira e descobri que um calor médio produz mais bolhas na massa e não queima a superfície.



Créditos:https://chefinhanatural.com.br/pao-naan-caseiro-aprenda-como-fazer/

Nenhum comentário:
Faça também comentários