domingo, 30 de maio de 2021

Pão Integral com Sementes de Girassol

 


Pão Integral com Sementes de Girassol:


Ingredientes

250 gramas de farinha de trigo integral

250 de farinha de trigo branca

1/2 xícara de sementes de girassol

1/2 colher de sobremesa de sal

1 colher de sopa de açúcar demerara

300 ml de água morna

2 colheres de sopa de azeite (+ azeite extra para untar o bowl e a forma)

10g de fermento instantâneo (1 embalagem)


Preparo

Na tigela da batedeira (ou em um bowl), misture as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal. Reserve.

Aqueça levemente a água*, ela deve ficar morninha e agradável ao toque das mãos. Adicione o azeite, misture e junte aos ingredientes secos.

Misture todos os ingredientes por 2/3 minutos, até que estejam bem incorporados e a massa solte das mãos. Unte um bowl, coloque a massa, cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora.

Sove a massa por 10 minutos (à mão) OU 5 minutos (na batedeira), até que fique bem elástica. Adicione as sementes de girassol (reserve algumas para decorar) e disponha a massa na assadeira.

Faça 2 riscos delicados com a ponta de uma faca e deixe a massa crescer bem por +- 30 minutos.

Essa é a hora de ligar o forno a 200º e deixar ele ficar bem quente enquanto a massa cresce**.

Asse o pão por 45 minutos, aproximadamente, ou até ele ficar dourado***.



Dicas Extras:

*A água deve ser apenas morna: se você esquentar demais, ela mata todas as leveduras e teu pão não cresce nem por um decreto. A ideia é aquecer o fermento para ativá-lo e fazer o pãozinho crescer.


**O forno deve estar BEM quente. Tem que ser pré aquecido. A assadeira deve ficar bem no meio do forno: assar o pão na parte de cima vai fazer com que ele queime por fora e fique cru por dentro.


***Além de dourado, ao retirar o pão da assadeira, ele deve fazer um barulho de “oco” ao bater na parte que encostou na assadeira. Use os nós dos dedos, como se estivesse batendo em uma porta. Se não fizer, volte o pão para o forno e asse um pouco mais.


Vamos falar de crocância?


Não é tão difícil fazer um pão com casca crocante, mas você precisa ser detalhista. Assim que colocar o pão no forno, salpique algumas gotas de água. Vai ocorrer um fenômeno chamado Calefação (ou efeito de Leidenfrost): a água gelada, em contato com o forno quente se transforma em vapor (umidade) que vai ajudar a formar aquela casquinha deliciosa. É só fazer isso assim que colocar o pão para assar – dá super certo.


Créditos:http://cozinhologoexisto.com.br/pao-integral-com-sementes-de-girassol/

Nenhum comentário:
Faça também comentários