domingo, 2 de maio de 2021

O ossobuco (ou chambaril)

 


O ossobuco (ou chambaril)


Ingredientes

4 peças de ossobuco/chambaril

1 cenoura média cortada em cubos

1 cebola picada

1 talo de aipo picado (opcional)

alguns ramos pequenos de alecrim

algumas folhas de sálvia

sal e pimenta do reino

azeite de oliva e manteiga para refogar

vinho branco o quanto baste (1-2 xíc)

farinha de trigo para salpicar


Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180oC.

Escolha uma frigideira larga que possa ira ao forno ou faça em etapas e transfira posteriormente para uma assadeira. Tempere as peças de carne com sal e pimenta e salpique levemente com farinha de trigo ou coloque a farinha de trigo em um prato raso e empane a carne bem levemente na farinha. Faça isso com todas as peças.

Esquente bem a frigideira, acrescente umas duas colheres de sopa de manteiga e um fio de azeite e coloque as peças de carne em camada única. Deixe dourar bem de um lado, vire e doure bem do outro.

Remova a carne e reserve num prato enquanto você refoga a cebola até ficar translúcida. Acrescente as cenouras, refogue mais um pouco, devolva a carne para a frigideira, acrescente as ervas, acrescente o vinho branco. A quantidade não precisa ser exata. Tente chegar à metade ou passando um pouco da altura da carne. Cubra com uma tampa ou papel alumínio e leve ao forno. Depois de 1:30 comece a checar se ainda tem líquido na frigideira e se a carne já está amolecendo. O tempo de cozimento vai variar enormemente devido ao tamanho da carne e sua maciez. Pode demorar 2 horas ou até 3 ou 4. Na nossa experiência, 3 horas é bem comum. A carne estará pronta quando você espetar com o garfo e estiver desmanchando. Se o líquido secar antes de chegar nesse ponto, acrescente um pouco de água.

Quando estiver pronto retire as ervas e você pode servir imediatamente ou, se preferir, retirar a carne da panela, coar o molho, e servir com o molho limpo.


Créditos:https://comalaemcasa.com.br/2017/11/ossobuco-ou-chambaril/

Nenhum comentário:
Faça também comentários