segunda-feira, 10 de maio de 2021

Moqueca de peixe e camarão

 


Moqueca de peixe e camarão


Ingredientes:

500g de lombo de badejo

200g de camarão

1/2 limão

sal e pimenta do reino a gosto

4 tomates picados

2 cebolas médias picadas

1 punhado de coentro picado

1 punhado de cebolinha picada

2 dentes de alho

1 colher de sopa de urucum em pó

Azeite


Preparo:

1. Descasque o camarão, corte o lombo de badejo em 4 pedaços grossos e tempere com sal, pimenta do reino e suco de meio limão. Reserve.



2. Prepare os demais ingredientes. A cebolinha e o coentro devem estar bem picadinhos. O tomate e a cebola podem ser picados em pedaços maiores ou em rodelas finas.



3. Num socador, junte os dentes de alho, o urucum, um pouquinho do coentro picado, 1/2 colher de chá de sal e amasse bem até formar uma pasta.

4. Na panela coloque um fio de azeite e a pasta amassada. Esfregue delicadamente os pedaços de peixe no fundo da panela e reserve-os novamente. Ligue o fogo somente depois disso.

5. Em fogo médio, refogue a cebola, o tomate, a cebolinha e o coentro picados (reserve um pouquinho dos verdes para decorar no final). Quando estiver bem refogado e soltando o caldo, acomode os pedaços de peixe na panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Em seguida acrescente o camarão. Deixe cozinhar por mais 10  a 15 minutos. Enquanto isso faça o pirão.

6. Em uma panela pequena a parte, coloque umas 5 conchas do caldo retirado da moqueca. Ligue o fogo e assim que atingir fervura, acrescente 2 colheres de farinha de mandioca torrada. Vá mexendo até que a mistura fique bem cozida e cremosa.

7. Ao final, decore com a cebolinha e o coentro reservados.



Sirva bem quente, acompanhado de farofa, pirão e arroz branco. Sucesso garantido, uma verdadeira explosão de sabores!



Créditos:https://www.leiliane.com.br/aves-e-peixes/moqueca-de-peixe-e-camarao/

Nenhum comentário:
Faça também comentários