segunda-feira, 31 de maio de 2021

Massa fresca, com farinha de trigo e ovos

 


Massa fresca, com farinha de trigo e ovos


Ingredientes

400g de farinha de trigo

4 ovos

3 colheres (chá) sal

1 colher (chá) de açafrão da terra

água q.b.


Modo de preparo

Para fazer massa de macarrão com ovos, os ingredientes são misturados até virar uma massa homogênea. Você pode sovar com as mãos ou na batedeira usando o batedor em formato de gancho, para massas de pão. Na batedeira é só adicionar todos os ingredientes começando pelos secos. Sem batedeira, farinha na bacia (para facilitar), mas também pode ser na bancada. Bata os ovos com um garfo e adicione-os aos secos e aí é só misturar e depois sovar.

Se a massa ficar muito seca adicione um pouco de água, mas pouco, só para dar uma liga.

Quando a massa já estiver bem lisinha faça uma bola e deixe descansar na bancada por uns 30 minutos. Cubra com um pano úmido para a massa não secar.

Prepare uma assadeira polvilhada com 1 xícara de farinha de trigo e 1 xícara de fubá (esse truque aprendi no restaurante que trabalhei, o fubá ajuda a secar melhor a massa).

Agora é hora de abrir a massa. Eu uso uma máquina para isso, facilita muito! Lá no começo eu abria no rolo, era legal, mas cansava. Preferi investir em uma máquina que abre e já faz alguns cortes. Para quem ainda está na experiência e nem sabe se curte essa vida de fazer massa em casa, hehe, pega o rolo sem medo e faça, não mata.

Polvilhe a bancada com um pouco da mistura de farinha e fubá. Transfira a massa e a divida em 4 partes. Polvilhe com a mistura de farinhas a bancada e abra com o rolo de macarrão, até formar um retângulo.

A espessura depende muito de qual tipo de massa você estiver fazendo. Mas, vamos chutar aqui que será um fettuccine, blz? Então, para essa massa são 7mm. Para quem estiver na máquina é para chegar até o regulador número 5 ou 6. Demorei até encontrar minha espessura ideal para o fettuccine, sempre ficava muito fino. Mas agora me encontrei e pode ir sem medo, fica ótimo.

Forme retângulos com cerca de 40cm x 20cm.

Massa aberta é hora de cortar. Na máquina é só passar pelo rolo de corte. Sem máquina, coloque dois retângulos de massa um sobre o outro, sempre polvilhados com as farinhas, e corte com uma faca ou cortador de pizza tiras médias com cerca de 0,5 cm. Solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada. Repita com o restante da massa.

Pronto!

A massa fresca é perecível e, quando contém ovos, corre ligeiro risco de contaminação pela salmonela; o ideal é ser cozida imediatamente ou, caso contrário, embalada e refrigerada no congelador.

Para preparar a massa é o mesmo esquema do macarrão que você costuma fazer em casa. Água fervendo, sal na água, massa na água. A massa fresca cozinha rapidamente, em alguns segundos ou minutos dependendo da espessura. Eu reparo se a massa começou a boiar e está dançando na panela. Sim, hehe, a massa tem que estar “dançando” pela panela, bem soltinha e mexendo todinha junto com as bolhas da água fervente. Se estiver assim, tá pronta!

Assim que estiver cozido, passe o macarrão por um escorredor e deixe escorrer a água. Transfira para uma travessa ou prato e sirva com o molho da sua preferência.







Espero que gostem!


Com amor,


Hady.



Créditos:http://temperodahady.com/massa-fresca-com-farinha-de-trigo-e-ovos/

Nenhum comentário:
Faça também comentários