sexta-feira, 28 de maio de 2021

Iogurte grego

 


Receita de Iogurte grego



Ingredientes:

1 L de leite tipo A (NÃO USE UHT)

250 ml de creme de leite fresco

45 gramas de iogurte natural sem soro


Modo de preparo:

Aqueça o leite e o creme de leite em uma panela de inox. Quando atingir 82˚C, desligue o fogo e deixe a temperatura baixar para 39˚C a 41˚C. Pode-se utilizar um banho-maria invertido.

Acrescente o iogurte natural e misture delicadamente por alguns instantes.

Deixe repousar por 6 a 8 horas em ambiente aquecido forno coberto com pano, dentro de uma caixa de isopor ou caixa térmica – para ajudar o processo pode-se ainda colocar água quente ao redor do recipiente para ajudar a manter a temperatura de fermentação constante por mais tempo (processo de coalhada).Passado este tempo, prepare uma peneira coberta com um pano próprio para este fim (pode ser uma fralda ou mesmo um tecido estilo poliamida) e despeje todo conteúdo da panela para drenar o 

Iogurte Grego como fazer

Deixe drenar por aproximadamente 12 horas em ambiente refrigerado ou até 48 horas caso queira um iogurte mais encorpado.

Iogurte Grego

Depois e só guardar na geladeira.

Iogurte Grego

Dicas para o iogurte greco perfeito:

Os micro-organismos normalmente encontrados no iogurte natural são: lactobacillus bulgaricus, lactobacillus acidophilus e streptococcus thermophilus, que têm um efeito positivo para nossa saúde, principalmente para o sistema digestivo.

Essas bactérias crescem na faixa de temperatura de 36˚C a 55˚C. Portanto, a temperatura média ideal para mantermos a mistura enquanto está sendo coalhada é de entre 37˚C e 41˚C.


VALIDADE: 10 dias sob refrigeração em pote bem fechado


Créditos:https://www.confeiteiradesucesso.com/receita-de-iogurte-grego/

Nenhum comentário:
Faça também comentários