sexta-feira, 28 de maio de 2021

Chá diurético para emagrecer: 5 receitas para ajudar no processo

 


Chá diurético para emagrecer: 5 receitas para ajudar no processo



Já ou viu falar em chá diurético para emagrecer? Pode ser feito com uma das opções de uma lista de ingredientes, como folha de abacate e casca de abacaxi. O resultado esperado é a redução da retenção de líquido, que leva ao inchaço e a medidas a mais na balança. Mas é importante ressaltar que não existe milagre e que tratamento e terapia complementar devem ser sugeridos por um médico, que tem acesso a detalhes individuais dos pacientes.


Qual o chá que emagrece mais rápido?

Não existe uma opção com efeito mais potente e que leve a grandes perdas na balança. “Em geral, o efeito dos chás no emagrecimento é discreto. Quem busca esse objetivo precisa adotar uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e ter um sono de boa qualidade”, defende a nutricionista Clarissa Hiwatashi Fujiwara, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em entrevista à Veja Saúde.


A bebida, portanto, é um coadjuvante no processo por conta do efeito diurético. “A gente sabe que, quando as pessoas tomam chá de maneira geral, acabam hidratando mais, estimulando a diurese, então desincham mais. Pode ajudar, mas lembre-se sempre de que não vai fazer milagre”, explicou a nutricionista Patricia Leite em seu canal do YouTube.


Quer lançar mão da bebida? Não acrescente açúcar e nem adoçante. Se o gosto natural incomodar, a dica da Patricia é colocar na infusão uma casca de laranja, uma casca de maçã, um pedacinho de canela e/ou um pouco de camomila. Vale ainda preparar o chá, diluir em bastante água e colocar folha de hortelã, raspas de laranja ou limão, como se fosse uma água saborizada.


Chá para retenção de líquido e emagrecimento

Selecionamos cinco receitas famosas pelo efeito diurético. Confira:


1 – Chá de folha de abacate

“É uma boa pedida por ser diurético. Segundo estudos, também aumenta a facilidade de a gente diminuir a adipogênese do nosso corpo, ou seja, a formação do tecido de gordura. Acaba sendo uma ótimo chá para ser utilizado de forma estratégica para o processo de emagrecimento ou de queima de gordura localizada. Lembrando que todos os chás precisam ser associados a uma alimentação inteligente. Você só vai emagrecer e secar se você utilizar esse chá como complemento. Chá sozinho não faz milagre”, ressaltou a nutricionista Vanessa Baad.


A função antioxidante da bebida é outro fator que favorece o processo de emagrecimento. “Muitas pessoas começam a tentar a emagrecer e sentem que o metabolismo está muito lento. Isso pode acontecer por inflamações por conta de alimentos industrializados que elas consumiram ou até por tentativas de dietas restritivas que elas fizeram ao longo da vida. Muito importante que a gente dê alimentos antioxidantes para o nosso organismo, principalmente nas primeiras semanas, para que o nosso corpo comece a destravar a queima de gordura. O chá de folha de abacate tem essa função, porque é muito rico em flavonoides”, completou a profissional em vídeo do YouTube.


Ingredientes

1 colher (sopa) de folhas secas trituradas

água

Modo de Preparo

Triture as folhas.

Acrescente a água fervendo.

Deixe em infusão por 10 minutos.

Beba sem adoçar.



2 – Chá diurético com salsinha e cavalinha

Ingredientes

1/2 litro de água

1/3 de xícara de salsinha macerada

2 colheres (sopa) de chá de cavalinha

Modo de Preparo

Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura.

Coloque os outros ingredientes, misture e deixe a panela tampada por 5 minutos.

Coe e está pronto para o consumo.

Fonte: Veronica Laino




3 – Chá com casca de abacaxi

Ingredientes

casca de 1 abacaxi

gengibre em pedaços (a gosto)

canela em pau (a gosto)

1 litro de água

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogão.

Quando ferver, desligue o fogo e tampe a panela por 20 minutos.

Coe.

Pode ser consumido quente ou frio.

Fonte: Ma Tranchesi




4 – Mix para chá diurético

Ingredientes

centelha asiática

cavalinha

hibisco

água

Modo de Preparo

Ferva a água e desligue o fogo.

Coloque os ingredientes, tampe e espere de 5 a 10 minutos.

Coe e está pronto para o consumo.

Fonte: nutricionista Fernanda Paulucci, no Você Bonita




5 – Chá de alecrim

Imagem mostra alecrim - chá diurético para emagrecer

(Foto: Pixabay)


Ingredientes

1 colher (sopa) de alecrim

água

Modo de Preparo

Coloque alecrim na xícara.

Acrescente a água fervendo.

Deixe em infusão por 10 minutos.

Beba sem adoçar.

Quais os efeitos colaterais do chá diurético para emagrecer?

De maneira geral, especialistas alertam para o consumo exagerado de bebidas com propriedades fitoquímicas. É que pode levar a irritações e reações alérgicas. Se tiver histórico de alergia ou intolerância à planta, evite ingeri-lo. Grávidas, lactantes, crianças e pessoas com problemas de saúde devem consultar obrigatoriamente um médico antes de incluir a bebida em seu dia a dia.


Pode tomar chá todos os dias?

Pode, mas durante um intervalo curto de tempo. “Varie os chás pois plantas em excesso também geram toxicidade. Uma mesma planta nunca deve ser usada por mais que três vezes ao dia, nem por mais de 15 dias”, ensinou a nutricionista Andreia Torres em seu site.


Crédito:https://blog.malupires.com.br/cha-diuretico-para-emagrecer-5-receitas-para-ajudar-no-processo/

Nenhum comentário:
Faça também comentários