segunda-feira, 31 de maio de 2021

Aveia cortada em aço: o que é e como prepará-la?

 


Aveia cortada em aço: o que é e como prepará-la?



A fibra contida na aveia cortada em aço é capaz de estimular a função digestiva e aumentar a biodiversidade da microbiota, o que tem um impacto positivo na saúde.

Aveia cortada em aço: o que é e como prepará-la?


A aveia cortada em aço é uma variedade que se caracteriza por apresentar flocos menores do que a versão tradicional. É ótima para ser consumida com algum tipo de bebida, como o café. A seguir, vamos contar tudo sobre este alimento para que você saiba por que deve incluí-lo na sua alimentação.


Lembre-se de que a aveia é um dos melhores cereais que você pode encontrar. Além disso, é comercializada com praticamente nenhum processo de refino, o que lhe confere um valor agregado. No caso do trigo, por exemplo, o comum é comprar produtos com alto percentual de açúcares adicionados.


O que é a aveia cortada em aço?

Este cereal é caracterizado por ser cortado em pequenos pedaços. Deve ser submetido a um processo de cozimento mais longo do que a sua forma tradicional, embora também possa ser consumido cru.



O resultado final é um alimento com uma textura de borracha. Além disso, possui um leve sabor de nozes, o que lhe confere características organolépticas superiores. Do ponto de vista nutricional, apresenta as mesmas características da aveia tradicional.




Saco de aveia

A aveia tradicional e a aveia cortada em aço têm as mesmas características nutricionais.

Contribuição nutricional da aveia cortada em aço

A aveia cortada em aço é capaz de fornecer 375 quilocalorias por 100 gramas de produto. Do ponto de vista dos macronutrientes, destaca-se o seu teor de carboidratos, embora sejam de baixo índice glicêmico, demonstrando uma qualidade importante.


Não contém muitas gorduras na sua composição, mas possui mais proteína do que outros cereais, como o trigo. Em qualquer caso, é preciso levar em consideração que se trata de uma contribuição proteica de baixo valor biológico. Também é importante mencionar a presença de fibras.



Em relação aos micronutrientes, damos destaque ao teor de vitaminas do complexo B e minerais. Entre estes últimos, destacam-se o fósforo, o ferro, o cobre e o zinco. Todos eles participam de múltiplas reações fisiológicas que determinam a eficiência do corpo.


Benefícios de consumi-la

A seguir, mostraremos quais são os benefícios de consumir a aveia cortada em aço e a posição da ciência a esse respeito.


Redução dos problemas intestinais

A aveia se destaca pelo seu teor de fibra solúvel. Esta substância é capaz de fermentar no intestino, gerando um impacto positivo na microbiota. Por causa disso, permite experimentar efeitos positivos relacionados a uma digestão mais eficiente.


O que está claro é que os beta-glucanos contidos na aveia têm demonstrado auxiliar na biodiversidade bacteriana intestinal, ao mesmo tempo em que servem como substrato para a gênese dos ácidos graxos de cadeia curta, com caráter anti-inflamatório.



Melhora do perfil lipídico

O teor de fibra da aveia é capaz de influenciar positivamente o perfil lipídico do corpo. Embora seja verdade que o impacto da dieta sobre o colesterol é limitado, os beta-glucanos são capazes de aumentar a concentração da lipoproteína HLD (colesterol bom), reduzindo a do VLDL oxidado. Isso é afirmado por um estudo publicado na revista The Cochrane Database of Systematic Reviews.


Atua na função imunológica



A aveia tem, como dissemos, uma contribuição significativa de zinco. Há evidências de que esse mineral é capaz de estimular a função imunológica. Ele gera melhorias na diferenciação das células que compõem o sistema de defesa do organismo.


Créditos:https://melhorcomsaude.com.br/aveia-cortada-em-aco/

Nenhum comentário:
Faça também comentários