quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Galinhada com legumes

 






Galinhada com legumes

Ingredients
1 xícara de chá de arroz cru
1 cenoura pequena
40 gramas de bacon
1/2 linguiça calabresa defumada
1/3 de pimentão verde
1/2 cebola
Alho a gosto ou tempero caseiro
2 sobrecoxas desossadas
1 tomate
3/4 de xícara de chá de milho verde
3/4 de xícara de chá de ervilha
Açafrão a gosto
Páprica doce a gosto
Folha de louro
Cheiro verde
Água suficiente

Instructions
Primeiramente corte as sobrecoxas do tamanho que desejar, se preferir retire a pele; Com o propósito das sobrecoxas ficarem bem temperadas deixe marinando por algumas horas; Tempere da forma que desejar (temperei com alho, laranja, azeite, pimenta, mostarda amarela e sal).
Corte o bacon e a calabresa em cubos. 
Higienize os legumes e o cheiro verde; corte a cebola, o pimentão e o tomate em cubos pequenos; Descasque a cenoura e rale (se preferir corte em cubinhos); Pique o cheiro verde.
agora vamos ao preparo no fogão:
Aqueça uma panela e em seguida despeje o bacon e frite até dourar, retire e reserve.
Doure a calabresa na gordura do bacon, logo após retire e reserve.
Coloque os pedaços de sobrecoxa na panela, sem amontoar, e vá fritando aos poucos até dourar e reserve. (fiz em duas etapas mas isso depende da panela e quantidade de frango).
Se necessário coloque mais gordura durante o processo. 
Em seguida iremos refogar os legumes: Volte o frango que está reservado na panela e imediatamente coloque a cebola e um pouquinho de sal e vá raspando todo o douradinho da panela, isso fará com que tenhamos ainda mais sabor no prato pronto, Assim que murchar junte o alho e deixe apenas por 1 minuto.
Acrescente o tomate, açafrão e páprica a gosto misture bem e deixe refogar um pouco; Logo após coloque a cenoura ralada, milho, ervilha e folha de louro. mexa, refogue por 2 a 3 minutos; Volte o bacon e a calabresa para a panela juntamente com o pimentão; Mexa bem e deixe mais 2 minutos.
Finalmente agora é a vez de colocar o arroz cru, mexa bem e deixe fritar por 2 a 3 minutos;Coloque água até ultrapassar 2 dedos da quantidade de arroz; Deixe a panela semi tampada até reduzir a água e começar a fazer borbulhinhas no arroz, Tampe e baixe o fogo até cozinhar completamente.
Finalmente agora é a vez de colocar o arroz cru, mexa bem e deixe fritar por 2 a 3 minutos; Coloque água até ultrapassar 2 dedos da quantidade de arroz; Deixe a panela semi tampada até reduzir a água e começar a fazer borbulhinhas no arroz; Tampe e baixe o fogo até cozinhar completamente.
A fim de obter um arroz mais molhadinho coloque mais água; (se acaso o arroz não estiver cozido coloque mais água no final do cozimento, pois o grão pode variar); Assim que desligar o fogo mantenha a panela tampada por 10 minutos e sirva com cheiro verde por cima.

Créditos:https://domanjericao.com.br/2020/04/galinhada-com-legumes.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários