domingo, 7 de fevereiro de 2021

BOLO DE BANANA COM AVEIA

 


BOLO DE BANANA COM AVEIA


Ingredientes:

4 bananas maduras

2 xícaras de aveia

½ xícara de nozes ou castanhas (opcional)

1 xícara de uva passas

2 colheres de sopa de mel

100 ml de óleo de coco ou azeite

4 ovos

2 colheres de chá cheias de fermento em pó.


Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e asse por 30 minutos.

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, conhecida por ser rica em potássio, vitaminas do complexo B (em especial a vitamina B6), magnésio e fibras.

O magnésio, a vitamina B6 e o aminoácido triptofano – no qual a banana é uma excelente fonte – são fundamentais para a produção de neurotransmissores, como a serotonina, que confere bom humor e tranqüilidade. Por isso, a banana pode ser uma aliada contra a TPM, tendência a tristeza e processos depressivos. Ajudará, inclusive, no combate à insônia.

Quem sofre de hipertensão arterial (pressão alta) e utilizam medicamentos diuréticos que também mandam embora potássio, além do sódio (mineral que vai reter líquido e ajudar a aumentar ainda mais a pressão arterial), a banana pode ser muito útil! O potássio é fundamental para saúde dos músculos, inclusive do músculo cardíaco.

Para quem treina, a B6 presente na banana ajuda no metabolismo energético, pois essa vitamina participa das reações da quebra de glicogênio muscular (fornece energia aos músculos em atividade), além de potencializar a absorção de zinco – mineral que participa de processos de reparação de tecidos, e exerce papel importante no sistema imunológico. Porém, imaginar que o potássio da banana será a salvação para as câimbras é um erro. Isso porque a câimbra é multifatorial, ela pode ocorrer por diversos fatores, como: déficit de potássio, desidratação, déficit de cálcio, de magnésio, de vitaminas do complexo B, e até de sódio! Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares são fatores que favorecem a ocorrência de cãibras. Alguns relatos também indicam que o uso de certos suplementos esportivos, como a creatina, pode aumentar os riscos de câimbras musculares.

Por isso, seu Nutricionista, seu médico, fisioterapeuta e educador físico poderão auxiliar na descoberta das principais causas de suas câimbras.

Por ser rica em fibras, a banana ajuda a dar saciedade e melhorar funcionamento intestinal.

Com aveia no café da manhã, com linhaça, em shakes, batida com whey protein, em bolos, e até acompanhando pratos como arroz com feijão, a banana é uma fruta típica, prática, fácil de usar em preparações culinárias e muito nutritiva.

Consulte sempre seu Nutricionista para estipular quantidade de bananas que você pode consumir em seu dia.



Créditos:https://anapaulanutricaofuncional.com.br/2018/02/16/bolo-de-banana-com-aveia/

Nenhum comentário:
Faça também comentários