quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Tarte tatin de cebola caramelizada com vinagre balsâmico

 


Tarte tatin de cebola caramelizada com vinagre balsâmico



Ingredientes

1 embalagem de massa folhada

1 kg de cebolas roxa

25 g de manteiga

1 colher (chá) de açúcar refinado

6 pequenos ramos de tomilho

1 colher (sopa) rasa de tomilho fresco picado

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto




Modo de fazer a tarte tatin de cebola

Preaqueça o forno 180°C.

Descasque as cebolas e corte-as ao meio no sentido longitudinal.

Leve ao fogo médio uma frigideira de aproximadamente 23 cm que possa ir ao forno. Assim que estiver quente, adicione a manteiga e, em seguida, o açúcar. Quando a manteiga começar a espumar, espalhe rapidamente os ramos de tomilho e organize as cebolas, colocando as faces cortadas para baixo, em contato com a superfície. Se não couberem todas, corte as que sobraram em fatias e acomode-as nos espaços vazios.

Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora, tomilho picado e vinagre balsâmico. Diminua a chama e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Depois disso, cubra a frigideira com uma tampa ou com papel alumínio e leve-a ao forno para a cebola cozinhar por cerca de 50-60 minutos. Finalizado o tempo de cozimento, teste a cebola com um palito: ela deve estar cozida, mas ainda conservando alguma textura.

Retire a frigideira do forno e aumente a temperatura do forno para 200°C. Em seguida, volte com a frigideira para o fogão para reduzir o caldo que formou-se; isso levará cerca de 10 minutos. A consistência final do molho deverá ser a de um xarope, mas acompanhe de perto para as cebolas não queimem.

Receita Tarte tatin de cebola caramelizada com vinagre balsamico

Enquanto isso, desenrole a massa folhada. Desligue o fogo, coloque a massa sobre as cebolas, empurrando para baixo e dobrando as bordas todo o interior da frigideira. Volte a frigideira para o forno por 20-30 minutos, até que a massa fique crocante e dourada. Nesse ponto, retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos.

Receita Tarte tatin de cebola caramelizada com vinagre balsamico

Desenforme, virando a frigideira de cabeça para baixo sobre uma travessa plana. Se algumas das cebolas permanecerem na frigideira, tudo o que você precisa fazer é tirá-las com uma faca e colocá-las em seu próprio espaço na tarte tatin.



Créditos:https://digamaria.com/2015/03/tarte-tatin-de-cebola-caramelizada-com-vinagre-balsamico/

Nenhum comentário:
Faça também comentários