quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Pudim brasileiro

 


Pudim brasileiro


Ingredientes

14 onças de leite condensado (397 gramas)

350 ml de leite evaporado ou leite integral regular

3 ovos

Para o xarope de caramelo

3/4 xícara de açúcar granulado


Instruções

Pré-aqueça o forno a 325ºF (160ºC).

Aqueça aproximadamente 1 litro (1 litro) de água em uma chaleira ou panela.

Enquanto isso, no liquidificador, bata o leite condensado com o leite e os ovos, por aproximadamente um minuto. Reserva.

Siga as instruções abaixo para fazer a calda. Depois que a forma tubular já estiver caramelizada, passe uma peneira sobre ela e despeje o creme aos poucos. Descarte a espuma que sobrou na peneira.

Cubra a forma tubular com papel alumínio e coloque dentro de uma assadeira para fazer o banho-maria (banho-maria). Coloque as forminhas dentro do forno e despeje cuidadosamente a água quente na assadeira. Adicione água até atingir a metade das laterais da panela.

Asse por aproximadamente 1 hora. O tempo varia entre os fornos, mas você pode dizer que está pronto quando você toca e é firme como a gelatina. Se você furar um palito, ele sairá limpo ou quase limpo.

Retire do forno e deixe esfriar. Em seguida, leve à geladeira por pelo menos 5 horas ou durante a noite.

Para desenformar, aqueça o fundo da panela na chama do queimador do fogão ou coloque a panela dentro de outra panela com um centímetro de água quente. Isso ajudará a derreter o caramelo e a desenformar o pudim. Com cuidado, passe uma faca fina ao redor das bordas e coloque um prato grande com borda em cima da panela. Vire-o rapidamente e voila! Seu pudim brasileiro está pronto para ser comido!

Para o xarope de caramelo

Pegue uma forma tubular de 20 cm, como uma forma de bolo de comida de anjo, e reserve. (Não use uma assadeira de formato flexível, pois o creme provavelmente vazará).

Espalhe o açúcar uniformemente em uma panela grande (gosto de usar antiaderente para a calda deslizar facilmente) e ligue o fogo médio. Assim que houver sinais de que o açúcar está derretendo, abaixe o fogo e deixe derreter, girando conforme necessário. A calda estará pronta quando o açúcar estiver totalmente derretido, com cor caramelo dourado. Tenha cuidado para não queimar. Se a calda já estiver escurecendo e ainda houver açúcar que não derreteu, você pode retirar esta parte, para evitar que o resto da calda queime.

Assim que a calda estiver pronta, despeje com cuidado na forma tubular (segure com luvas, pois vai esquentar muito), e gire a forma, para que a calda se espalhe pelo fundo e um pouco nas laterais.

Notas

Se o seu forno estiver baixo, você pode assá-lo a 350ºF.

***

Se depois de desenformar ficar com muito caramelo grudado na panela, CUIDADOSAMENTE passe o fundo da panela no fogo para derreter o caramelo novamente e despeje sobre o pudim.


Créditos:https://simplelivingrecipes.com/brazilian-flan/

Nenhum comentário:
Faça também comentários