sábado, 9 de janeiro de 2021

PÃO PRETO ou FALSO PUMPERNICKEL

 


PÃO PRETO ou FALSO PUMPERNICKEL



Ingredientes:

1 xic. café forte (Café feito, não o pó. Pode ser espresso, de coador ou instantâneo.)

1/2 xic. cebola picada fina

1/2 xic. melado

2 colh. (sopa) manteiga

1 colh. (sopa) sal

4 1/2 colh. (chá) fermento ativo seco

1/2 xic. água morna

2 1/2 xic. farinha de trigo para pães (ou orgânica)

1 xic. farinha de trigo integral

1/4 xic. cacau em pó

1 colh. (sopa) sementes de alcaravia

2 xic. farinha de centeio


Preparo:

Aqueça o café, cebola picada, melado, manteiga e sal em uma panela pequena, apenas até amornar um pouco.

Enquanto isso, dissolva o fermento na água morna na tigela da batedeira planetária, com gancho. Deixe descansar por 5 minutos.

Junte a mistura de café e adicione 2 xic. da farinha de trigo, toda a farinha integral, o cacau e a alcaravia. Bata em velocidade baixa por cerca de 2 minutos. (Alternativamente, misture e sove à mão). 

Gradualmente misture a farinha de centeio, 1/2 xic. por vez, e apenas o bastante da farinha de trigo restante para que a massa comece a tomar corpo. Talvez essa 1/2 xic. extra de farinha de trigo nem seja necessária. Sove na batedeira (ou à mão) por 7-10 minutos, até que a massa esteja lisa e elástica. 

Unte uma tigela grande com óleo, forme uma bola com a massa e role-a no interior da tigela. Cubra com um pano e deixe fermentar por cerca de 2 horas, ou até que dobre de tamanho.

Unte uma assadeira grande e polvilhe com polenta ou farinha. Alternativamente, se for assar numa pedra, apenas polvilhe generosamente a pá ou assadeira invertida com farinha ou polenta.

Retire o ar da massa, divida-a em 2 partes iguais e forme 2 bolas ligeiramente achatadas. Coloque-as na assadeira ou na pá, cubra com um pano e deixe fermentar por mais 1 hora ou até quase dobrar de tamanho. 

Enquanto isso, pré-aqueça o forno (com a pedra, se for usar) a 190ºC. Quando os pães estiverem fermentados, asse-os (na assadeira ou direto na pedra) por 30-35 minutos, até que soem ocos quando bater-lhes na parte de baixo com os nós dos dedos. Remova e deixe esfriar sobre uma grade. Para que a casca fique brilhante e não opaca, pincele com manteiga derretida, se quiser.


Créditos:http://www.lacucinetta.com.br/2010/11/pao-preto-ou-falso-pumpernickel.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários