quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

"Nhoque" de batata-doce e inhame

 


"Nhoque" de batata-doce e inhame

(3 porções)


- 260g de batata-doce descascada e crua (uso da casca roxa)

- 260g de inhame descascado e cru

- 1 dente de alho inteiro sem casca

- 3 colheres (sopa) de manteiga

- azeite

- queijo ralado a gosto

- sal e noz-moscada a gosto


Pique a batata-doce e o inhame em pedaços iguais (isso facilita o cozimento por igual).

Cozinhe os legumes com o alho no vapor até ficarem bem macios. É fundamental que seja no vapor para evitar que absorvam muita água.

Com a ajuda de um espremedor de batatas reduza tudo a um purê e tempere com sal e noz-moscada a gosto. A massa fica macia, mas bem consistente (repare na primeira foto).

Espere esfriar completamente antes de moldar as bolinhas.

Comece formando pequenas bolinhas com as mãos e modele formas irregulares. Eu gosto de fazer assim para que o molho seja melhor absorvido, mas você pode fazer bolinhas bem redondinhas e lisas também.

Aqueça a manteiga com o azeite em uma frigideira larga e antiaderente. Aos poucos coloque as bolinhas da massa e sele rapidamente. Retire e repita esse processo até que todas a massa esteja envolvida na manteiga.

Forre uma assadeira individual ou tamanho família com o molho de sua preferência. Coloque o "nhoque" por cima sem sobrepô-los demais. Como essa é uma massa bem sensível ela perde muito da estrutura do nhoque normal, feito com ovo e farinha. Por isso você não consegue cozinhá-la em água fervente. E nem tente, pois ele se dissolve na água.

Cubra a massa com azeite e pimenta do reino. Finalize com uma generosa camada de queijo ralado na hora. Uso muito aqui em casa queijo meia cura e parmesão.

Leve ao forno na função grill até dourar. E atenção!!! Não deixe tempo demais no forno, caso contrário as bolinhas vão se desfazer.

A última dica: como essa mistura não leva ovo, você pode simplesmente passá-la na manteiga e servir com o molho sem passar pelo forno. Optei por fazer assim para gratinar o queijo e deixar o meu prato mais suculento.

Sirva imediatamente.

´Até a próxima!

Beijos



Créditos:http://feitocomamorblog.blogspot.com/2016/09/nhoque-de-batata-doce-e-inhame.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários