quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

GRÃO DE BICO CROCANTE E PICANTE

 


GRÃO DE BICO CROCANTE E PICANTE


Felicidade é achar um belisquete daqueles maravilhosamente viciantes e que também é super saudável.

Senhoras e senhores, esta belezura aqui é só grão de bico assado com uns temperinhos. Não tem nada de errado com comer quantidades homéricas de grão de bico assado no forno com especiarias e um pouco de azeite até ficar lindamente crocante e dourado pronto para ser devorado. É proteína pura. A galera da nutrição pira!

E você, sério, você vai ficar muito feliz. Garanto.


Ah! tem mais! é facim facim.

Para esta receita tanto faz começar com o grão de bico seco, hidratar de um dia pro outro e cozinhar ou simplesmente abrir um vidrinho. É só uma questão de praticidade e custo. Escolha o que fizer mais sentido pra você.

O que importa é que ao contrário do falafel que postamos dia desses AQUI que precisa do grão de bico cru, esta receita começa com o grão de bico cozido, bem escorrido, de preferência espalha ele no papel toalha pra dar aquela secada caprichada no bichinho. Isso ajuda a ficar crocante. Quantidades são irrelevantes nesta receita.




Forno quentinho a uns 220oC, espalha bem numa assadeira de forma que não fiquem ultra apertados (regra pra vida: sempre que você quiser que algo fique crocante no forno dê espaço para o alimento respirar), regue com aquele fio generoso de azeite, suficiente para dar uma lambrecada de leve geral e salpique generosamente com temperinhos maravilhosos e sal. Nesse dia da foto, uma misturinha de páprica, cominho e caiena, mas sabe quando digo pra soltar a franga em 99% dos posts? Então… :) Viaje pelo mundo das especiarias e faça mil e uma versões deste grão de bico. vibe índia com massalas é um arraso. vibe jerusalém com za’atar tb é deli. vibe sul dos estados unidos com chili, alho e cebola em pó é um arraso tb. Como é que eu sei se acertei na quantidade de tempero? Só provar. Mas manda ver na generosidade e só vai aos poucos com o sal e qualquer elemento picante que você estiver usando porque você sempre pode colocar mais, mas tirar não rola.

O tempo de forno varia um pouco, mas pra ficar bem crocantinho mesmo a valer demora um tico – uns 40-50 minutos fácil, às vezes mais. O que importa aqui é só dar aquela passadinha de tempos em tempos pra ver se está tudo ok, dar aquela mexida geral na assadeira (sempre tem um cantinho do forno que é mais quente e alguma parte pode queimar um pouco antes). Está pronto quando estiver bem dourado e com aspecto sequinho. Fica mais crocante quando esfria.

E mais outra coisa boa dessa receita. Depois de pronto o grão de bico crocante pode ser armazenado num pote hermético por um tempinho então rola de fazer uma leva grande e ir comendo de lanchinho ao longo da semana. Sempre ótimo.



Créditos:https://comalaemcasa.com.br/2019/05/grao-de-bico-crocante-e-picante/

Nenhum comentário:
Faça também comentários