sábado, 9 de janeiro de 2021

GOUGÈRES

 


 GOUGÈRES


Ingredientes:

1/2 xic manteiga sem sal (cerca de 100g)

1 colh (chá) sal

1 xic. farinha (cerca de 125g)

4 ovos grandes, batidos

1 3/4xic queijo Gruyère ralado 


Preparo:

Numa panela grande, aqueça 1/2 xic água, a manteiga e o sal até que a manteiga tenha derretido, e então deixe abrir fervura. 

Imediatamente e de uma vez, adicione a farinha, misturando energicamente com uma colher de pau. Abaixe o fogo para o mínimo e continue batendo por cerca de 1 minuto, até que a mistura se desprenda facilmente das laterais da panela. 

Unte um prato grande com um pouco de manteiga e espalhe ali a massa e deixe que esfrie até temperatura ambiente. 

Volte a massa para a panela desligada e junte os ovos gradualmente, até obter uma massa lisa, uniforme e brilhante. (Essa é a massa choux salgada. Se junto do sal, você usar 1 1/2 colh (sopa) de açúcar, voilà, você tem a pâte à choux doce para éclairs e profiteroles).

Junte o queijo, misturando até que ele esteja bem espalhado. 

Pré-aqueça o forno a 220oC. Unte uma assadeira grande com manteiga. 

Com um saco de confeitar, ou uma colher, disponha porções de massa do tamanho de ovos pequenos, dando alguns centímetros de espaço para que os pãezinhos inflem. 

Coloque a assadeira no forno e imediatamente reduza a temperatura para 205oC. Asse por 15-20 minutos para gougères individuais como esse, até que fiquem bem inflados e mais dourados do que você deixaria pães de queijo brasileiros. Atenção, pois se não assarem o suficiente (como aconteceu com minha primeira leva, que achei que já estavam dourados o bastante), eles desinflam. 

Retire e sirva-os com o recheio que quiser, quentes ou em temperatura ambiente. Guarde os restantes embrulhados num pano de prato para que se conservem frescos até o dia seguinte. 


Créditos:http://www.lacucinetta.com.br/search/label/americano?updated-max=2017-10-17T20:11:00-02:00&max-results=20&start=7&by-date=false

Nenhum comentário:
Faça também comentários