quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Feijoada (caldeirada de feijão preto brasileiro)

 


Feijoada (caldeirada de feijão preto brasileiro)


Ingredientes

24 onças de feijão preto seco

10 xícaras de água (para cozinhar o feijão)

1 colher de sopa de azeite

1 1/2 lb de carne enlatada (apenas carne salgada, descarte o pacote de especiarias)

2 lb de costela de porco (estilo country ou costelinha baby back) (1 lb se desossada)

1 lb de presunto defumado ou pescoço defumado (ou qualquer outra carne de porco defumada)

12 onças de linguiça defumada

10 onças de bacon fatiado (cortado em tiras)

1 cebola roxa (picada)

6 dentes de alho (picados)

3 folhas de louro

sal a gosto (se necessário)


Instruções

Comece embebendo o feijão por 12 horas. Escorra a água, lave o feijão e escorra novamente.

Corte a carne em cubos e as costelas entre os ossos (ou em cubos, se desossados). Corte o bacon em pedaços e a salsicha em rodelas. Pique a cebola e o alho.

Em uma panela grande, refogue a carne de sol e as costelas no azeite (você terá que fazer aos poucos). Depois de grelhado, passe para uma panela de pressão (gosto de Instant Pot) e acrescente o feijão escorrido, 10 xícaras de água doce e a carne defumada (no meu caso gosto de pescoço defumado ou jarrete de presunto).

Deixe cozinhar em alta pressão por 30 minutos (depois que subir a pressão). Quando terminar de cozinhar, deixe-o liberar naturalmente a pressão por 30 minutos.

Enquanto o feijão ainda cozinha, coloque o bacon na mesma frigideira em que grelhou a carne e frite o bacon na gordura que vai soltar. Assim que começar a ficar crocante, acrescente a cebola e o alho e refogue até a cebola ficar translúcida. Em seguida, adicione a salsicha e deixe cozinhar por um minuto. Desligue o fogo e espere que o feijão e as carnes terminem de cozinhar na panela de pressão.

Depois que as carnes e o feijão estiverem prontos e a pressão tiver sido liberada naturalmente por 30 minutos, transfira tudo para a mesma panela grande, com a linguiça, o bacon, a cebola e o alho. Adicione as folhas de louro e ajuste o sal se necessário. Cozinhe em fogo médio por aproximadamente 30-40 minutos ou até que o líquido engrosse ao seu gosto.

Sua feijoada está pronta! Sirva sobre uma cama de arroz branco, vinagrete, farofa e rodelas de laranja.

Aproveite!

Notas

* Se quiser engrossar ainda mais o líquido, separe alguns grãos e amasse-os com um garfo para fazer uma pasta. Em seguida, adicione essa pasta de volta à feijoada.

* É muito importante molhar o feijão. Primeiro, porque ajuda a amolecer o feijão. Segundo, e ainda mais importante, porque o feijão contém uma proteína chamada lectina, que pode causar alguns problemas ao ser ingerida, como: inchaço, dor de estômago e gases. Ao mergulhar, troque a água pelo menos uma ou duas vezes e descarte-a. Não use esta água para cozinhar. Lave o feijão para remover qualquer resíduo e escorra.


Créditos:https://simplelivingrecipes.com/feijoada-brazilian-black-bean-stew/

Nenhum comentário:
Faça também comentários