domingo, 24 de janeiro de 2021

Congelar Alho Francês

 


Congelar Alho Francês



Cá por casa, quase todos os legumes passam pela arca frigorífica. Não é que não gostemos de legumes frescos, muito pelo contrário – adoramos. Mas, por uma questão de poupança e organização, sempre que a horta produz em quantidade e para que não se estraguem, há que recorrer ao seu congelamento. Hoje foi a vez do alho francês!

Começo por lavar os alhos franceses e cortar as extremidades.

Depois corto em rodelas finas a parte branca, lavo novamente, deixo a escorrer alguns minutos, seco muito bem com um pano turco e coloco num saco de congelação. Retiro a maior quantidade de ar possível de dentro do saco e “acomodo” o alho francês para, por um lado, minimizar o espaço ocupado na arca e por outro facilitar a tarefa de retirar apenas a porção necessária para cada refeição. E depois é só congelar. Pode ser utilizado para sopas, para refogados, para macedónias, para saladas, para fazer à brás… A imaginação é o limite!

E a parte verde, perguntam vocês? Pois a parte verde é também cortada, mas em pedaços maiores; em seguida é também lavada, escorrida e seca. É congelada e utilizada em sopas.

Por aqui, a única coisa que não se aproveita é mesmo a base das raízes e as pontinhas mais velhas das folhas… De resto, vai tudo para a panela ou para o tacho! E como está tudo preparadinho, poupa-se também imenso tempo na altura de fazer as refeições :). 


Créditos:http://coizinhasboas.blogspot.com/2020/05/congelar-alho-frances.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários