terça-feira, 19 de janeiro de 2021

CHALLAH, O PÃO JUDAICO

 


CHALLAH, O PÃO JUDAICO


Vamos a receita?

Ingredientes:

(rende 2 challahs médias ou 1 bem grande)

– 10g de fermente biológico para pão seco

– 1 xic de água morna

– 1/2 xic de açúcar

– 4 + 1/2 xic de farinha de trigo

– 2 ovos

– 2 colheres de sopa de óleo de canola

– 4 colheres de chá de iogurte natural

– 5 colheres de chá de manteiga sem sal

Para pincelar:

– 1 gema

– 2 colheres de chá de mel

– 1 colher de chá de azeite

– Sementes de papoula para decorar (se não encontrar papoula, pode substituir por gergelim)


1. Em um bowl misture o fermento, a água morna e o açúcar. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar em local seco por mais ou menos 15 minutos ou até formar uma espuma (como a da foto).

2. Em outro bowl grande, coloque a farinha e faça um buraco no meio para colocar o fermento diluído. Em seguida acrescente os ovos, o óleo, a manteiga e o iogurte. Misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por mais ou menos 1 hora ou até dobrar de volume.

ATENÇÃO: tenho uma super batedeira com um gancho de sovar pão. Por isso, fiz todo esse processo nela. Mas quem não tiver pode fazer com a mão sem problemas. Terá o mesmo resultado.



3. Em uma superfície limpa, espalhe um pouco de farinha de trigo e divida a massa em 2 partes. Em seguida, pegue uma das metades e divida novamente ao meio. Cada metade deve ser dividida novamente em 3 partes, somando 6 bolinhas ao todo.

4. Faça rolinhos compridos com cada bolinha, totalizando 6. Em seguida, una as pontas dos 6 rolos.



5. Agora vamos começar a trançar. Muita calma nessa hora! Eu vi diversos vídeos no youtube até entender como trançar um pão com 6 pontas! E confesso que a primeira vez que eu fiz foi um desastre. Refiz diversas vezes até acertar. Esse vídeo abaixo foi o que mais explicou pausadamente e que consegui entender. Recomendo!



Depois que tu faz pela terceira ou quarta vez fica bem fácil!



6. Trance os rolos até o fim e aperte a outra extremidade. Cubra as tranças com pano de prato limpo e deixe crescer por mais 30 minutos.

7. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare duas fôrmas grandes com papel manteiga embaixo e acomode a challah.



8. Em um recipiente misture a gema, o mel e o azeite. Depois que os pães crescerem, pincele cada um com essa mistura e em seguida polvilhe com as sementes de papoula.



9. Asse por aproximadamente 35-40 minutos ou até que as bolinhas da trança estejam douradas. Retire do forno e deixe esfriar por 1 minuto. Eu sugiro comer ela morna, pois fica uma delícia!

Créditos:https://blogquintal.wordpress.com/2014/10/26/challah-o-pao-judaico/



Nenhum comentário:
Faça também comentários