domingo, 24 de janeiro de 2021

ARROZ DE POLVO

 


ARROZ DE POLVO


 


Ingredientes para 12 pessoas (fiz na panela paellera de 42cm diâmetro):

🔸 1 polvo de 2kg

🔸 2 xícaras de arroz parboilizado

🔸 1,5l caldo de polvo (abaixo)

🔸 1 cebola picada

🔸 1 1/2 alho poró picado

🔸 3 dentes alho picados

🔸 4 tomates concassé (sem pele sem sementes cortado em cubinhos)

🔸 1 pimenta dedo de moça picadinha

🔸 3 colheres sopa de mini alcaparras

🔸 1/2 pimentão vermelho sem pele sem sementes cortado em cubinhos

🔸 1/2 maço folhas de espinafre

🔸 salsinha e coentro picados a gosto

🔸 2 colheres de chá de páprica picante

🔸 sal e pimenta do reino a gosto


 


Caldo polvo:

🔸 1 cebola roxa, 1 talo salsão, 1 cenoura, 1 dente de alho, 1 folha de louro, folhas do alho poró, tudo picado grosseiramente


 


Modo de preparo:

🔹 Em uma panela quente colocar todos ingredientes do caldo do polvo e refogar por 5 minutos. Adicionar 1,5 litros de água, sal e pimenta reino e esperar ferver.

🔹 Assim que ferver colocar os tentáculos do polvo. Qdo coloca o polvo para de ferver. Assim que voltar a ferver, contar 45 minutos. Depois deste tempo, retirar os tentáculos da panela e colocar em um banho de água gelada. Coar o caldo do polvo para cozinhar o arroz. Assim que esfriar o polvo, retirar a pele e fatiar na diagonal finamente. Reservar. 🔹 Retirar a pele do pimentão torrando ele direto na boca do fogão até ficar preto, colocar em um saco plástico, fechar o saco, retirar a pele, lavar, retirar as sementes e cortar em cubinhos.

🔹 Colocar 2 xíc de arroz em uma panela com azeite, mexer, adicionar o caldo do polvo e cozinhar o arroz até quase pronto (ainda molhado).

🔹 Aquecer a paellera, regar com azeite, colocar a cebola, o alho, o alho poró e a pimenta dedo moça. Mexer. Adicionar o polvo já fatiado. Mexer bem e regar com mais azeite. Adicionar o arroz, regar com o caldo reservado, mexer. Adicionar os tomates, alcaparras, pimentão, páprica, sal e pimenta do reino. Ir regando com o caldo do polvo para manter sempre molhadinho o arroz. Polvilhar de salsinha e coentro. Adicionar as folhas de espinafre fatiadas grosseiramente, mexer e servir.


Créditos:https://chefcristinahaaland.com.br/produto/peixes-arroz-de-polvo/

Nenhum comentário:
Faça também comentários