domingo, 24 de janeiro de 2021

Arroz com frango na frigideira – quase paella

 


Arroz com frango na frigideira – quase paella



Desculpem a insistência, mas as coisas que parecem desconexas na geladeira podem render um belo prato se a gente caprichar. Alguns ingredientes, temperos e especiarias, devem estar sempre a disposição na despensa, pois podem ser o elo para dar sentido ao que parece que não vai combinar. Assim um filé de peito de frango se uniu a vegetais que repousavam no frio da geladeira para compor um vibrante arroz com frango na frigideira.

Para fazer usamos basicamente a técnica da paella, mas não vou dizer que é em respeito à cozinha espanhola tradicional. No máximo uma paellita para lembrar que a paella de verdade existe. Para lembrar mais ainda o prato ibérico, preparamos tudo na frigideira de 24 cm de diâmetro com tampa.


Recolhemos na geladeira:

Além de uma xícara de arroz parboilizado (usamos orgânico produzido pelo MST) usamos:

1 peito de frango

um pedaço generoso de bacon

3 cogumelos shitake

1 cenoura

1 cebola

2 dentes de alho

1 talo de salsão (aipo)

½ pimentão verde (adoraria se tivesse vermelho também)

½ copo de ervilhas congeladas (pré-cozidas)

Tomates cereja

Para temperar:

3 colheres de chá de açafrão da terra (cúrcuma)

2 colheres de chá de páprica defumada

Pimenta do reino moída a gosto

Sal a gosto

Azeite de oliva


Como fazer

O peito de frango cortamos em cubos de uns 2 centímetros. O bacon em fatias que resultaram em quadradinhos, mas vai depender do formato do que tens aí. Cenouras e pimentão em tiras. Alho e salsão bem picadinhos. Cebola em pétalas. Cogumelos em fatias

Aquecemos bem a frigideira e colocamos o bacon, que se refestelou no calor até ficar dourado e soltar sua gordura. A ele juntamos os cubos de frango previamente temperados com sal e páprica e deixamos até dourar bem. Tiramos da frigideira o bacon e o frango, deixando a gordura excedente. Se achar que precisa mais gordura junte um pouco de azeite antes de começar a refogar os vegetais. Primeiro a cebola, depois o salsão e o alho. Logo mais as cenouras e metade do pimentão (o restante vamos usar para decorar). Por fim o pimentão e a ervilha.

Hora do arroz

Com o refogado de legumes bem ligado, temperamos com páprica, o açafrão da terra (ah, se tiveres o legítimo, farás uma aproximação real com a autêntica paella), o sal, a pimenta. A seu gosto aqui vale uma meia taça de vinho branco para ajudar a unir os sabores e dar um toque de acidez, mas é opcional.

Então entramos com o arroz já lavado. Misturamos bem para que tudo fique distribuído por igual na frigideira. Adicionamos cuidadosamente água quente ou caldo de frango, se tiver. Coisa em torno de 2 xícaras e meia. Ajeitamos mais uma vez a distribuição do arroz e tampamos a panela.

Não mexa o arroz em hipótese nenhuma. Deixe ele cozinhar por cerca de 20 minutos que estará pronta. Mas quando a água começar a baixar, coloque tiras de pimentão e os tomates cereja para formar um desenho que ajude a turma a comer com os olhos. Volte a tampar até o arroz ficar macio e não fazer excesso de água.

Pronto. Uma refeição completa em uma frigideira! Quase uma paella!


Créditos:https://cozinhaadois.com.br/arroz-com-frango-na-frigideira-quase-paella/

Nenhum comentário:
Faça também comentários