quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

TORTA DI RICOTTA

 


TORTA DI RICOTTA


INGREDIENTES:

250g de biscotti (biscoitos de amêndoa italianos)

125g de manteiga sem sal

225g de queijo cremoso

550g de queijo ricota, escorrido

200g de açúcar

4 ovos

1½ colher de sopa de farinha de milho

2 colheres de chá de extrato de baunilha

raspas de ½ laranja

raspas de ½ com limão

açúcar de confeiteiro para polvilhar

Forma de bolo de 23cm


PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo e as laterais de uma forma de bolo de 23cm com papel alumínio (o alumínio é mais forte do que o papel vegetal e impede que a água do banho entre no bolo).

Coloque os biscoitos num saco plástico e esmague com um rolo até ficarem esmigalhados. Transfira para uma tigela.

Derreta a manteiga numa panela em lume brando. Despeje por cima dos farelos de biscoito e misture bem. Usando os dedos, pressione as migalhas amanteigadas no fundo da forma preparada, depois alise-as ao máximo usando a base de um copo. Asse por 8-10 minutos, até dourar. Coloque a forma numa grade de metal para arrefecer completamente.

Enquanto isso, bata o queijo cremoso numa tigela com a varinha elétrica até ficar homogéneo. Isto deve demorar cerca de 2 minutos.

Adicione a ricota e o açúcar e bata até ficar bem misturado e macio. Bata os ovos um de cada vez. Adicione as raspas de citrinos, a farinha de milho, a baunilha e bata apenas até incorporar.

Despeje esta mistura sobre a base de biscotti arrefecida e espalhe uniformemente. Coloque a forma do bolo dentro de um tabuleiro grande e fundo e, de seguida, despeje água a ferver suficiente até chegar a metade das laterais da forma. Asse por 60 a 70 minutos, ou até que as laterais estejam firmes, mas o centro ainda esteja levemente bamboleante.

Transfira a forma para uma grade de metal e deixe arrefecer completamente, depois cubra com película aderente e deixe arrefecer por pelo menos 8 horas.

Sirva com um pouco de açúcar em pó por cima.




Créditos:https://foodandtravelportugal.pt/torta-di-ricotta/

Nenhum comentário:
Faça também comentários