sábado, 5 de dezembro de 2020

Tiramisù

 


Receita de Tiramisù


Ingredientes para Tiramisù.

– 500 gramas de mascarpone;

– 3 gemas;

– 100 gramas de açúcar;

– 50 ml de Marsala;

– 100 ml de café expresso;

– 16 bolachas do tipo champagne;

– 50 gramas de cacau em pó para polvilhar.


Modo de preparo

Escorra o líquido do mascarpone. Separe as gemas e bata adicionando o açúcar aos poucos, garantindo que se forme uma gemada densa e fofa. Misture o café frio com o Marsala e coloque em um prato fundo, onde possa umedecer as bolachas com facilidade.

Com uma espátula, adicione o mascarpone às gemas batidas, de forma delicada para que não desande ou fique muito líquido. Isso é muito importante. Depois de finalizar a mistura, escolha uma travessa de tamanho médio e funda para montar o tiramisú.

Molhe rapidamente as bolachas na mistura de café e Marsala, preenchendo o fundo e laterais da travessa, formando uma camada. Quando finalizar, adicione o creme de mascarpone com gemas. Cubra com plástico filme e leve à geladeira. Depois de 4 horas, sirva com cacau em pó polvilhado.



Dicas

– se não encontrar mascarpone, tente fazer com creme de leite enlatado da Nestlé gelado. Apenas tome o cuidado para escorrer bem o soro, pois ele deixará a mistura com as gemas muito líquida;

– quanto mais consistente e firme for a mistura de mascarpone com gemas, melhor será o resultado na hora de servir. Do contrário, parecerá uma sobremesa sem forma;

– algumas receitas contam com a adição de claras em neve para deixar o creme bem firme. Nunca achei necessário, mas se você testar, por favor avise!

– o cacau em pó pode ser substituído por chocolate em barra ralado finamente – foi o acabamento que mais gostei! Porém, a dica de adicionar o cacau só na hora de servir é para evitar que o mesmo fique úmido dentro da geladeira;

– por fim, o Marsala é meu toque pessoal. Não existe receita precisa ou original que diga se isso é certo ou errado; ao que se sabe, cada família na Itália tem a sua Receita de Tiramisù. O que se sabe mesmo é que ela contém café para ajudar na recuperação de quem tem ressaca. Coloco Marsala porque gosto do sabor, mas já vi um restaurante que usou cerveja stout e adorei a ideia!



Créditos:http://www.receitadeviagem.com.br/receita-de-tiramisu/

Nenhum comentário:
Faça também comentários