segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Quiche de alho-poró

 


Quiche de alho-poró



Ingredientes


Massa:

2 xícaras de farinha de trigo

200g de manteiga com sal

1/2 colher de chá de sal


Recheio:

1 talo grande alho-poró

1 lata de creme de leite

4 ovos

50g queijo parmesão ralado

1/2 colher de chá de sal

Pimenta do reino a gosto


Modo de preparo

Começando pela massa, misturar a farinha de trigo com a manteiga até forma uma massa homogênea. Uma dica é aquecer um pouco a manteiga no microondas, mas sem deixar derreter por completo. A receita original levava menos manteiga, mas não chegava ao ponto que eu considero ideal, que é quando solta facilmente dos dedos. Sim, misturo com as mãos mesmo.

Abrir a massa em uma forma preferencialmente com o fundo removível, sem a necessidade de untar previamente. Forrar as laterais de modo que comporte todo o recheio e ainda sobre um pouquinho de massa pra cima, deixando para acertar essas rebarbas depois de assada. Reservar.

Picar o talo do alho-poró bem fininho e depois “desencaixar” as rodelinhas internas para distribuir mais uniformemente no recheio.

Eu que nunca havia cortado alho-poró, descartei a parte das raízes e as folhas soltas, e piquei as partes branca e verde do talo. Reservar.

Bater os ovos até ficar homogêneo e adicionar o sal e a pimenta do reino. Juntar o creme de leite e misturar bem. Adicionar o alho-poró picadinho e o parmesão, mexendo gentilmente para não quebrar as rodelinhas do alho-poró.

Transferir o recheio para a massa reservada e levar ao forno até dourar a superfície. A receita original sugere 20 minutos assando, porém novamente não informa a temperatura do forno. Assei a 220°, mas ainda assim demorou um pouco mais que o esperado, então acredito que o ideal seja pré-aquecer o forno.

Fiquei controlando o recheio até ele ficar bem firme, porém com o cuidado de não ressecar. A massa, por sua vez, aos poucos vai dourando e desgrudando da forma, sem ficar muito quebradiça.

Quando estiver pronta, retirar do forno e, com o auxílio de uma faça, acertar a altura da massa das laterais. Desenformar e servir.

Recomendo deixar esfriar uns 15 minutos para a massa ficar mais crocante e apurar o sabor.

Super aprovada.


Créditos:https://terapiagourmet.wordpress.com/2014/07/15/quiche-de-alho-poro/

Nenhum comentário:
Faça também comentários