segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Biscoito enroladinho de parmesão

 


Biscoito enroladinho de parmesão



Ingredientes


Massa:

500g de farinha de trigo

250g de manteiga com sal

1 xícara de leite

1 colher de sopa de fermento

1 colher de chá de sal


Recheio:

250g de manteiga com sal

250g de parmesão ralado industrializado




Modo de preparo

Como lá em casa não temos o hábito de beber leite de caixinha, usei o leite em pó desnatado que deixamos de reserva, de acordo com a receita da lata – dissolver 2 colheres de sopa bem cheias em 200ml de água. E essa foi minha xícara de leite da receita.

Como a manteiga estava bem gelada, cortei-a em cubinhos e aqueci no microondas em 2 intervalos de 30 segundos até ficar bem cremosa. Para fazer a massa, misturei com leite, fermento e sal, adicionado a farinha de trigo aos poucos. Comecei mexendo com uma colher de pau, mas finalizei amassando com as mãos mesmo. O resultado é uma massa bem leve, que lembra massa de pizza. Reservar.

Sabe aquele saco plástico transparente que vende em bobinas, utilizado em mercados para pesar frutas, legumes? Espero que sim. Peguei 2 sacos desses e abri ao meio, separando completamente as 2 metades. Assim, obtive 4 metades. Separei a massa em 4 partes e abri em cima desse plástico com ajuda de um copo de whisky – na ausência de um rolo de macarrão.

Para o recheio, aquecer a manteiga da mesma forma e misturar com o parmesão, até formar uma pasta bem cremosa e homogênea. Espalhar em cima das 4 massas abertas.

Em seguida, enrolar a massa como um rocambole, tomando cuidado para não deixar o plástico entre a massa e o recheio. Fotografei de vários ângulos esta parte, mas por fim achei que um vídeo seria mais elucidativo. Olha o meu primeiro vídeo aí, gente!

Uma vez que os “rolinhos” estão bem firme, cortar fatias finas e dispor em tabuleiros para assar, não havendo necessidade de untar o tabuleiro. Cada “rolinho” rende em torno de 50 fatias, dependendo da espessura que você cortar. Levar ao forno bem quente e pré-aquecido até dourar. Cuidado para não achar que a parte de cima ainda está meio crua, esquecendo de olhar a parte de baixo. E lembrando que fatias muito fininhas queimam mais rápido.

Deixei assando durante uns 20 minutos a 230ºC e voilá! Como de costume, achei que os biscoitinhos ficaram mais gostosos no dia seguinte. Desta vez, a massa ficou super sequinha e crocante, e o parmesão deixa o biscoito salgadinho na medida certa. Adorei!!!

A única coisa que talvez eu faça de diferente na próxima receita é dividir a massa em 8, para obter rodelinhas um pouco menores.


Créditos:https://terapiagourmet.wordpress.com/2014/07/28/biscoito-enroladinho-de-parmesao-2/

Nenhum comentário:
Faça também comentários