domingo, 1 de novembro de 2020

TORTA DE FRUTAS VERMELHAS, DOCE DE LEITE E GANACHE DE CHOCOLATE MEIO AMARGO

 


TORTA DE FRUTAS VERMELHAS, DOCE DE LEITE E GANACHE DE CHOCOLATE MEIO AMARGO



BASE:

150 g de biscoito maisena

70 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (mas não já começando a derreter, apenas não mais gelada nem muito dura de manusear - tire da geladeira e vá observando)


 

GANACHE: 

200 ml de creme de leite fresco

400 g de chocolate meio amargo


 


RESTANTE DO RECHEIO:

300 g de doce de leite cremoso 

1/2 copo de leite

frutas vermelhas frescas a gosto

 (como sou exagerada, usei 500 g de morangos, 3 caixinhas pequenas de framboesas, 1 caixinha pequena de amora e 0,5 caixinha pequena de mirtilos),

 lavadas (morangos cortados em fatias, alguns inteiros para decorar). 


 

Triture os biscoitos no processador ou manualmente. 

No segundo caso, coloque os biscoitos dentro de um saco (de plástico ou de papel grossinhos) e feche-o bem. Se não for hermético, dê um nozinho na ponta ou segure-a bem firme para que ele não se abra e dê boas bordoadas por cima com um martelinho ou qualquer instrumento pesado da sua cozinha. 

Quando virarem uma farofinha (não totalmente pó), misture-os com a manteiga, usando as pontas dos dedos, só até virar uma massinha homogênea. Se for preciso, coloque um pouquinho mais ou um pouquinho menos de manteiga para dar o ponto.

É importante não mexer mais do que o necessário e nem "meter a mão toda na massa" porque o calor faz com que a manteiga derreta e fique muito mole, desandando a massa. 

Forre uma forma de torta com uma camada fina da massa, fundo e laterais (usei uma redonda de 20 cm). Leve a forma com a massa à geladeira por pelo menos uma hora, ou até que fique bem firminha. 

Após, asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 10 minutos (varia de forno para forno), só até ficar durinha.

Retire do forno e espere esfriar. 

Enquanto isso, prepare a ganache: pique bem o chocolate com uma faca (eu preciso até ir tirando lasquinhas com a faca para ficar bem fininho). 

Leve o creme de leite fresco ao fogo baixo até que comecem as primeiras bolhinhas de fervura.

Desligue o fogo e coloque o chocolate já picado na panela. Tampe e deixe derreter por 5 minutos. Após, tire a tampa e misture delicadamente com uma espátula (reta é mais fácil), bem devagar, para não incorporar ar na mistura (o que vai gerar bolhinhas na ganache, que você não quer). 

Para que o doce de leite fique numa consistência melhor e não tãaao doce, numa panela em fogo brando, dissolva-o em 1/2 copo (100ml) de leite, mexendo. 


 

Hora de montar a torta:

primeira camada: doce de leite

segunda camada: frutas vermelhas (reservando mais ou menos 1/3 - ou como for de sua preferência - para decorar - opcional)

terceira camada: ganache de chocolate 

Se não for servir imediatamente, leve à geladeira e, somente na hora de servir, coloque a segunda camada de frutas (sim, sou obcecada por frutas vermelhas) por cima de tudo. 


Créditos:https://www.abuelajuana.com.br/single-post/2015/05/18/TORTA-DE-FRUTAS-VERMELHAS-COM-DOCE-DE-LEITE-E-GANACHE-DE-CHOCOLATE-MEIO-AMARGO

Nenhum comentário:
Faça também comentários