segunda-feira, 16 de novembro de 2020

"Strudel" de maça, passas, nozes e canela



 


"Strudel" de maça, passas, nozes e canela


Vão precisar de:

Massa

240g (2 chávenas de 250ml) de farinha de espelta

1 colher de chá de fermento

1 pitada de sal

125g de iogurte natural (usei de soja)

3 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (stevia, xilitol, agave, mel,...)

Recheio

150g de tâmaras secas

500g de maça (3 maças pequenas)

2 colheres de sopa de sumo de limão

1 colher de sopa de canela em pó

50g de passas de uva

50g de miolo de noz

Montagem

1 colher de sopa de agave + 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco derretido + 1 colher de sopa de bebida vegetal/ leite (ou ovo batido)


Confeção:

(fotos de confeção no fim)

Comecei por preparar o recheio. Descarocei as tâmaras e pus a demolhar em 150ml de água quente por 10 minutos. Triturei tudo com a varinha magica até ter um creme.*

Descasquei e cortei as maças em pequenos cubos. Coloquei num tacho com o sumo de limão, o creme de tâmaras e a canela. Levei ao lume, baixo e mexendo ocasionalmente, por cerca de 5 minutos (ou até a maça estar tenra- não oferece resistência ao espetar um garfo). 

Desliguei do lume, juntei as passas e a noz picada, misturei bem e reservei.

Entretanto preparei a massa. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e pulsei até formar uma bola de massa (caso fique em "crumble", adicionem uma colher de sopa de água com o processador em andamento até formar uma bola de massa)**. 

Estiquei a bola de massa em cima de papel vegetal (ou superfície enfarinhada ou tapete de massas) formando um grande retângulo (cerca de 35 x 40cm). Com uma faca cortei os lados do retângulo de forma a ficar mais perfeito, acabando em 30 x 35cm . Reservei a massa retirada para fazer as tranças da decoração.

Pus o forno a aquecer a 180ºC. Num copo misturei os ingredientes da montagem. 

No centro do retângulo coloquei todo o recheio já frio, deixando uma margem de cerca de 10cm de cada lado. Com a ajuda do papel vegetal dobrei as margens sobre o recheio. Fechei o fundo como se fosse um embrulho. (ver fotos abaixo)

 Fiz 6 cortes leves na diagonal. Pincelei com a mistura referida na montagem. 

Amassei novamente a massa retirada dos lados do retângulo, estiquei-a num retângulo com cerca de 10 x 8 cm. Cortei em 12 tiras. Juntei 3 tiras de cada vez e fiz tranças de massa com elas. Sobrepus as tranças por cima do rolo prendendo na base.

Levei ao forno 30 minutos.

Notas:

*Se usarem tâmaras correntes podem escorrer a água da demolha para um copo medidor, medir a quantidade de água escorrida e colocar a mesma quantidade de água limpa. Depois é só triturar tudo.

**Podem fazer numa tijela e amassar com as vossas mãos).


Créditos:https://panelinhadesabores.blogspot.com/2020/03/strudel-de-maca-passas-nozes-e-canela.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários