terça-feira, 24 de novembro de 2020

Enroladinhos de Maçã e Canela com Queijo Creme

 


Enroladinhos de Maçã e Canela com Queijo Creme




Ingredientes:

Massa - Chávena usada com 225ml de capacidade

1 chávena de leite ou bebida vegetal

3 colheres de sopa de manteiga

3  + 1/2 chávena de farinha

1/2 chávena de açúcar

1 ovo

1 saqueta de levedura seca (7g) 

1 pitada de sal




Recheio de Maçã

4 a 6 maçãs

1 colher de sopa de açúcar

sumo de limão q.b.

Recheio de Manteiga de Canela

75g de manteiga

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá de canela

200g de queijo creme

2 colheres de sopa de açúcar em pó



Preparação:

Comece por preparar a massa. Numa taça misture o leite juntamente com a manteiga e leve ao microondas a derreter cerca de 40 segundos. Misture bem e acrescente a farinha, o açúcar, o ovo, o fermento e uma pitada de sal. Amasse bem com a ajuda de uma batedeira eléctrica (ou na máquina de pão ou na bimby na velocidade espiga 5 minutos) cerca de 10 minutos. Se a massa estiver ainda muito molhada e peganhenta acrescente, aos poucos, um pouco mais de farinha até a massa ter uma consistência mais seca. Forme uma bola e deixe repousar a massa tapada com um pano até dobrar de volume. (Cerca de 1h30)

Entretanto descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em pedaços. Coloque-as numa panela com 1 colher de sopa de açúcar e um pouco de sumo de limão e leve ao lume, tapadas, até as maças estarem bem cozidas. Não é preciso juntar água, mas convém ir mexendo de vez em quando para não agarrar. Depois de cozidas reduza a puré com um esmagador manual ou garfo e deixe arrefecer completamente antes de usar.

Prepare também o  recheio de manteiga com o açúcar e a canela.

Depois da massa ter levedado coloque-a numa superfície enfarinhada e com a ajuda do rolo da massa estenda-a até obter um rectângulo. Cubra a massa com o recheio de manteiga e canela, e depois com o de maçã e, começando pela parte mais larga do rectângulo de massa, vá enrolando a massa até ficar com uma espécie de uma torta. 

Com uma faca afiada corte as pontas da massa e depois corte o rolo em fatias de 1,5 cm de espessura. Coloque-as depois num tabuleiro untado com um pouco de manteiga - não precisa de as deixar muito afastadas, pois não faz mal se as fatias se colarem. Tape os tabuleiros com um pano e deixe novamente levedar mais 40 minutos.

Ao fim desse tempo leve os caracóis doces a cozinhar em forno pré- aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire depois do forno e deixe arrefecer um pouco antes de   os desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.

Cubra-os depois com a mistura de queijo creme batido com o açúcar em pó.



Bom Apetite!




Créditos:http://paracozinhar.blogspot.com/2020/11/enroladinhos-de-maca-e-canela-com.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários