domingo, 1 de novembro de 2020

COALHADA SECA

 


COALHADA SECA



Oi, tudo bem?

Essa é uma daquelas receitas fáceis, mas que exigem tempo na preparação. A primeira vez que fiz “laben” foi muito legal, é tão simples que não acreditei que ficaria tão bom.Além do mais é super interessante ver o alimento se transformando.

Sinceramente, eu só gosto da coalhada seca quando eu faço rs. Para mim a textura conta muito, secou de mais perde toda a graça.


INGREDIENTES:

2 L de leite pasteurizado

1 potinho de iogurte natural integral


 MODO DE PREPARO:

Em uma leiteira de ferro ferva o leite. Subiu? Desligue o fogo e aguarde amornar. E qual o momento de colocar o iogurte? O jeito que você vai descobrir isso é colocando o seu dedo dentro de leite e verificando a temperatura tolerável ao toque. Conseguiu colocar o dedo e ficar cerca de 10 segundos com ele submerso no leite? Hora de misturar o iogurte. Certifique-se que o leite esteja mais para quente do que para frio.

É bem simples, despeje o iogurte no leite, mexa o suficiente para misturar e tampe. Deixe descansar por 18 horas fora da geladeira e sua coalhada mole esta pronta.



Para quem nao tiver a leiteira ou uma panela de ferro, pode ser feito em uma panela convencional exatamente como a receita acima. Mas após tampar enrole em um cobertor e coloque dentro do forno desligado.

Hora de secar a mistura, e para isso existem dois jeitos. Um deles e o método do pano e o outro é no coador de café. Para essas duas opções existem pros e contras.



MÉTODO DO PANO: Despeje toda a mistura no saquinho de pano, amarre bem e pendure para secar. Quem optar fazer desse jeito, é mais prático por que você vai secar tudo de uma só vez, mas pode perder o ponto e deixar secar de mais. Demorou mais ou menos 4 horas para secar.


MÉTODO DO COADOR: Forre o coador como se fosse passar um café, despeje o quanto couber da mistura dentro do filtro e deixe escorrer o soro em um recipiente. Desse jeito, você consegue ver o ponto da coalhada enquanto seca, mas teria que repetir o processo várias vezes. A cada 25 minutos, transferia a mistura cremosa para um pote, e colocava a outra parte para secar.

Ajuste o sal e ao servir regue com azeite.



Créditos:http://www.luzcamerafogao.com.br/coalhada-seca-cremosa/

Nenhum comentário:
Faça também comentários