sábado, 28 de novembro de 2020

Brigadeirão

 


Brigadeirão


INGREDIENTES

370 g de leite condensado tradicional  (1 lata)

240 g de leite integral ou leite grodo (240 ml | 1 xícara)

2 ovos médios (1/4 xícara)

75 g de manteiga sem sal extra (5 colheres de sopa)

100 g de chocolate meio amargo ou chocolate negro 70% cacau (1/2 xícara)

50 g chocolate granulado ou vermicellis ou confeitos de chocolate para decorar (1/4 xícara)



INSTRUÇÕES DE PREPARO

 Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.

Rale ou pique o chocolate meio amargo com uma faca de chef ou similar. Corte a manteiga em cubos pequenos.

Aqueça a água para o banho-maria, nesta receita utilizamos 1,5 litro de água, mas esta quantidade deve ser ajustada de acordo com a forma utilizada para o banho-maria.

Prepare o forno: Ligue o forno em 180°C e ajuste a grade para a posição do centro

Prepare a forma: Unte uma forma de pudim com diâmetro de 18 cm com manteiga.

Prepare o brigadeiro mole: Em uma panela média, adicione o leite condensado, manteiga cortada em cubos e o chocolate meio amargo picado. Leve ao fogo médio e cozinhe até que o chocolate e a manteiga estejam derretidos.

O chocolate meio amargo derrete entre 45 a 50°C e não deve exceder 58°C. 

Misture os ingredientes: Em uma tigela média, adicione o leite integral e os ovos e misture delicadamente até que se forme uma mistura homogênea. A mistura delicada incorpora pouco ar na mistura, o que torna a textura do brigadeirão lisa (sem furinhos).

Peneire a mistura: Peneire a mistura com uma peneira fina antes de adicioná-la ao brigadeiro mole. Este procedimento retira a pele da gema e a chalaza do ovo – fio branco que mantém a gema no meio do ovo.

Combine as duas misturas: Em uma tigela grande, combine as duas misturas delicadamente até que se torne homogênea. A mistura delicada incorpora pouco ar na mistura, o que torna a textura do brigadeirão lisa (sem furinhos).

Prepare o banho-maria: Coloque a forma em uma travessa e preencha com água quente. A água não deve ultrapassar ¾ da altura da forma e deve ser reposta, conforme evapora. Desta forma, impede que a preparação entre em ebulição e forme furinhos (em francês: nid d'abeilles).O banho-maria isola o brigadeirão condensado do calor direto do forno porque a água não excede 100°C.

Asse o brigadeirão: Cubra a forma com um papel alumínio para evitar que se forme uma camada superior espessa. Em seguida, leve ao forno preaquecido em 180°C por 50 m. O tempo de preparo pode variar bastante de acordo com o forno utilizado. Se a água do banho-maria estiver fria, o tempo de preparo sobe para cerca de 1h10m.

Refrigere o brigadeirão: Retire o brigadeirão do forno quando ainda tiver uma leve oscilação no centro, pois o calor residual continuará a cozinhá-lo até que resfrie. Após o resfriamento, leve para refrigerar por no mínimo 2 horas.

Desenforme o brigadeirão: Passe uma faca fina por toda a lateral da forma para soltá-lo. Por fim, coloque um prato plano sobre a forma e inverta o brigadeirão que deve se soltar facilmente. Sirva gelado!



Créditos:https://cozinhatecnica.com/2020/04/brigadeirao/

Nenhum comentário:
Faça também comentários