Bolo de beterraba e cacau
Vão precisar de:
(forma pequena de 20cm de diâmetro)
1 beterraba média/grande (250 a 280g de peso crua)
100g de farinha de espelta
125g de farinha de aveia (ou mais espelta)
6 colheres de sopa de cacau em pó puro
1 e 1/2 colher de chá fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal
300ml de leite (ou bebida vegetal a gosto)
1 colher de sopa de vinagre
12 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência seco (usei metade xilitol e metade açúcar de coco)
5 colheres de sopa de azeite (80ml)
Cobertura:
150g de queijo fresco para barrar original da Santiago
2 colheres de sopa de iogurte natural
1 beterraba media/ grande (250g de peso crua)
3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 3 de xilitol e 1 de agave)
Confeção:
Comecei por preparar o puré de beterraba. Cozi as beterrabas para o bolo e para a cobertura juntas em água fervente por cerca de 25 minutos. Deixei arrefecer na água da cozedura.
Retirei a pele apenas á beterraba a usar no bolo, parti em pedaços e triturei com a varinha mágica. Passei para um pano e espremi ligeiramente de forma a retirar o excesso de água (o resultado final deve ser um puré de beterraba e deve ter metade do peso inicial, 125g) (não desperdiçar o sumo de beterraba - ver as notas da introdução).
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 20cm de diâmetro (forma pequena).
Misturei o vinagre no leite, misturei e reservei 5 minutos. Nesse tempo misturei todos os ingredientes secos: farinha, cacau, fermento, bicarbonato, sal e ingredientes adoçante.
Adicionei o azeite ao leite azedado e verti sobre a mistura de secos. Misturei bem sem bater.
Acrescentei o puré de beterraba á massa e voltei a misturar sem bater.
Verti a massa na forma e levei ao forno 40 minutos (espetar palito ao fim de 30 minutos e retirar quando sair seco para o caso de usarem só espelta). Retirei e deixei arrefecer completamente.
Para o recheio e cobertura
Retirei a pele á beterraba já cozida, parti em pedaços e triturei com a varinha mágica até estar em creme. Passei para um pano e apertei bem até sair toda a água. Obtive uma pasta praticamente seca (aqui terão de se esforçar para retirar toda a água, têm de formar uma pasta seca, diferente do que acontece no cupcake em que queremos um puré; é muito fácil e rápido, porque é uma quantidade muito pequena)
Numa tigela misturei (sem bater) o queijo, o xilitol, o agave e a beterraba. Reservei o creme obtido no frigorifico até ao momento de usar.
Montagem
Quando o bolo estava completamante frio passei para o prato de servir, retirei o "topo" mais saliente e dividi o bolo ao meio.
Dividi o creme de queijo ao meio e espalhei por cima da primeira metade de bolo. Coloquei emcima a segunda metade de bolo e cobri com o restante creme.
Reservei no frigorifico até servir.
Irresistível!
Créditos:https://panelinhadesabores.blogspot.com/2020/06/bolo-de-beterraba-e-cacau-saudavel-fit.html
Nenhum comentário:
Faça também comentários