segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Arroz com castanha de caju e leite de coco

 



Arroz com castanha de caju e leite de coco



Ingredientes

1 ½ xícara (375 ml) de água

½ colher (chá) de sal

1 colher (chá) de cúrcuma (turmeric)

1 xícara (220 g) de arroz basmati, lavado e bem escorrido

2 colheres (sopa) de manteiga ghee ou manteiga clarificada (veja a dica)

1 cebola média (120 g) cortada em cubinhos

4 a 5 colheres (sopa) de uva passa branca (Sultana)

30 a 40 g de castanha de caju

1 colher (chá) de cardamomo em pó ou menos (use menos se você não conhece o sabor)

100 ml de leite de coco


Modo de Preparo

Em uma frigideira média, preferencialmente de fundo grosso, coloque a água com o sal e a cúrcuma. Leve ao fogo moderado, ferva rapidamente e, gradualmente, adicione o arroz. Misture levemente. Tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos até o líquido ser absorvido, e o arroz ficar macio.

Enquanto isso, em uma frigideira média, sobre fogo moderado, derreta a manteiga, junte a cebola e refogue até dourar ligeiramente, mexendo sempre. Acrescente a uva passa, a castanha e o cardomomo e cozinhe  por 2 minutos. Adicione o leite de coco e deixe ferver ligeiramente, cerca de 2 minutos.

Quando o arroz estiver cozido, remova a panela do fogo e deixe descansar por 5 minutos. Destampe-a cuidadosamente e mexa com um garfo grande, somente para o arroz se soltar. Adicione a mistura de cebola com castanha e mexa delicadamente com o garfo. Prove o tempero. Se necessário, acrescente sal. Sirva logo.

Rendimento:  6 a 8 porções

Sugestão: O tempo do cozimento do arroz irá depender da qualidade e do tipo do arroz. O cardamomo tem sabor picante e agradável aroma de cânfora. Pode ser encontrado em caroços, sementes,  moído e em pó.

Dica: Muitas receitas indianas especificam ghee como gordura de cozimento. Isso é porque ela é semelhante à manteiga clarificada,  que pode ser aquecida a uma temperatura muito alta sem se queimar. O Ghee adiciona um sabor de noz para pratos e dá brilho aos molhos. Você pode comprá-la em vidros ou latas, e também está disponível em uma versão para os vegetarianos. Pode ser conservada em temperatura ambiente ou na geladeira.


Créditos:https://brazilianvoice.com/mundo-culinario/bia-flores/arroz-com-castanha-de-caju-e-leite-de-coco.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários