quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Torta de Batata Doce e Bacon

 


Torta de Batata Doce e Bacon


Ingredientes:

Para a massa:

3/4 de xícara de chá de farinha de trigo

1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral

1/4 de colher de chá de sal

115g de manteiga sem sal

2 colheres de sopa de água gelada

Para o recheio:

1 batata doce média

2 ovos

2 xícaras de ricota

1 cebola

1 dente de alho

6 fatias de bacon

2 xícaras de folhas de espinafre

1 colher (sopa) de maple syrup

1/4 colher (chá) de tomilho (eu usei o seco, mas fica mais gostoso com o fresco)

1 colher (chá) de sal

1/4 xícara de amêndoas (pode ser pecan, nozes, castanha de caju, o que você tiver em casa)


Modo de preparo:

Corte a batata doce ao meio, embrulhe em papel alumínio e leve ao forno a 200°C para assar por uns 40 minutos ou até estar cozida e bem macia.

Enquanto isso, prepare a massa: em um processador de alimentos, misture bem as duas farinhas e o sal. Em seguida, acrescente a manteiga bem gelada cortada em cubos e pulse até obter uma farofa grossa. Adicione então a água e bata somente até a massa formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira para firmar.

Caso você não tenha um processador de alimentos, pode fazer a massa na mão, usando a mesma sequência de ingredientes. O único cuidado que você deve tomar é amassá-la bem rapidamente e não deixar a manteiga esquentar.

Coloque o bacon em uma frigideira e frite-o na própria gordura até ficar levemente crocante. Retire o bacon da frigideira e use essa mesma gordura para refogar a cebola até ficar dourada. Acrescente então o alho e refogue por mais alguns minutos. Reserve.

Assim que a massa estiver bem gelada, retire-a da geladeira e abra-a com os dedos mesmo, em cima de uma forma de fundo removível de cerca de 24 cm de diâmetro, levantando bordas na lateral da forma. Fure todo o fundo da massa e leve para assar no forno pré-aquecido a 200°C por 12 minutos.

Retire a batata doce do forno. Com uma colher, retire toda a polpa da batata, descartando somente a casca. Amasse a batata doce como se fosse fazer um purê.

Em um bowl, misture a ricota amassada, os ovos, as folhas de espinafre picadas grosseiramente, o maple, o tomilho, o sal, a batata doce, a mistura de cebola e alho, metade do bacon e metade das amêndoas. Misture bem e prove para ver se precisa de mais sal. Dependendo da doçura da batata doce, você usará mais ou menos sal. Coloque essa mistura em cima da massa já pré assada.

Coloque o restante do bacon e das amêndoas por cima da torta e leve para assar em forno pré-aquecido a 190°C por 45 minutos, ou até o recheio estar assado.

Sirva bem quentinho! Se quiser, sirva como prato principal acompanhado de uma salada verde e de uma taça de vinho. Eu achei a torta tão gostosa e tão completa de sabores que comi ela sozinha, sem acompanhamento. Só com a taça de vinho, é claro.

Comfort food na veia!

Essa receita foi inspirada na original do site Food 52, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!


Créditos:https://magaliviajante.com/torta-de-batata-doce-bacon-receita/

Nenhum comentário:
Faça também comentários