sábado, 31 de outubro de 2020

Polvo grelhado

 


Polvo grelhado



Ingredientes:

1 polvo grande

azeite, sal, pimenta-do-reino e páprica picante a gosto

suco de 1 a 2 limões sicilianos ou limões-cravo

folhas de manjericão (opcional)


Como fazer polvo grelhado:

Corte a cabeça do polvo e descarte-a, deixando apenas o corpo unido aos tentáculos. Lave o polvo.

Se for fazer em panela comum, coloque 5 litros de água para ferver. Quando atingir fervura, reduza o fogo para mínimo e quando as bolhinhas de ar estiverem pequenas, mergulhe o polvo (a água não pode estar super fervente). Coloque um prato como peso por cima do molusco, para que nenhuma parte dele fique para fora da água. Cozinhe por 2:30h a 3h ou até que a pele entre cada um de seus tentáculos se separe facilmente e espetando um garfo no polvo, ele esteja super macio.

Se fizer em panela de pressão, coloque o polvo na panela e cubra com água 5 dedos acima da sua altura. Ligue o fogo e quando atingir a pressão, reduza para fogo mínimo e deixe cozinhar por 1:15h.

Em ambos os casos, retire o polvo da panela e escorra. Quando esfriar, retire o excesso de pele e descarte o corpo do polvo, deixando os tentáculos “soltos”.

Se precisar preparar o polvo de véspera, você pode deixá-lo na geladeira até a hora de grelhar na frigideira. Do contrário, vamos direto para esta etapa.

Esquente uma frigideira com azeite e quando estiver bem quente, coloque os tentáculos e deixe por 2 minutos de cada lado.

Retirando da frigideira, tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino, páprica picante e suco de limão siciliano ou cravo. Sirva com folhas de manjericão, caso queira.

Fotos, produção culinária e de objetos: Leticia Bittencourt (eu mesma!)


Créditos:https://cozinhavibrante.com.br/polvo-grelhado/

Nenhum comentário:
Faça também comentários