quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Pavlova com frutas amarelas

 



Pavlova com frutas amarelas


INGREDIENTES

pavlova

6 claras

300g açúcar refinado

alguns gotinhas de suco de limão

25g de amido de milho


curd de laranja

3 laranjas bahia

1 limão

2 ovos + 2 gemas

¾ xic. açúcar refinado

100g manteiga (gelada e em cubinhos)


calda de maracujá

polpa de 4 maracujás

½ xíc. açúcar

1 dose de whisky


chantilly

300ml creme leite fresco

40g açúcar refinado


decoração

laranja bahia

carambola

manga

flores comestíveis


MODO DE PREPARO

para a pavlova

Na batedeira, faça um merengue francês: adicione as claras e comece batendo em velocidade média até começar a espumar. Adicione algumas gotinhas de limão (tem gente que usa vinagre ou cremor tártaro, vai de gosto). Aumente a velocidade e comece a adicionar o açúcar refinado aos poucos, batendo bem a cada adição (cerca de 2-3min).

Quando atingir picos duros e todo o açúcar estiver dissolvido (truque do dedo), adicione o amido, bata mais um pouco e está pronto.

Desligue a batedeira e comece a espalhar a mistura numa assadeira forrada com silpat ou papel manteiga – lembrar de, quando estiver espalhando com a espátula, deixar as bordas mais altas e uma leve depressão no meio, que é onde vai o ‘’recheio’’.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 130-150 graus por aproximadamente 2h (Esse tempo de forno vai variar muito de acordo com a altura e diâmetro da sua pavlova. Tem que ficar de olho se as claras cozinharam e o interior ainda está macio). Desligue o forno e deixe lá dentro por no mínimo 1h para ela descansar e esfriar.

para o curd de laranja

Esprema o suco das laranjas e do limão (e retire as raspas) numa panelinha e leve pro fogo até esse líquido reduzir pela metade . Em uma tigelinha à parte, bata os ovos com o açúcar até ficar fofo e esbranquiçado.

Peneire a mistura de suco de laranja sobre os ovos (para retirar as raspas) e volte para o fogo baixo, mexendo sempre até que engrosse (esse processo leva em torno de 10-12min). Assim que atingir o ponto, desligue o fogo e comece a adicionar a manteiga gelada em cubinhos, mexendo bem para incorporar. Transfira para uma tigela e reserve na geladeira.

para a calda maracujá com whisky

Em uma panelinha, misture a polpa do maracujá, o açúcar e o whisky e deixe reduzindo e engrossando em fogo médio até virar uma calda.

para o chantilly

Numa tigela, adicione o creme de leite fresco bem gelado e o açúcar e bata com o fouet até engrossar e atingir a textura de chantilly. Transfira para um pote e reserve na geladeira.

para decorar com frutas frescas amarelas

Use carambola, manga, maracujá, laranja.


Créditos:http://elisafernandescozinha.com.br/blog/receitas-de-natal-pavlova-com-frutas-amarelas/

Nenhum comentário:
Faça também comentários